4 indícios de que você pode estar sabotando seu próprio namoro

Quando se está numa relação, buscar a felicidade é um dos principais objetivos do casal; mas, se você não vislumbra isso, é possível que esteja sabotando seu próprio namoro.

Relacionamentos amorosos que contribuem para o crescimento pessoal, felicidade e bem-estar, às vezes, podem ser sabotados consciente ou inconscientemente.

continua depois da publicidade

Não existe um motivo único, pode ser o medo do compromisso, da intimidade, do sofrimento ou de decepções passadas, inclusive de traumas da infância.

Desse modo, não há uma única razão pela qual sabotamos relacionamentos, mas é possível identificar sinais que apontam para esse problema. Confira alguns deles abaixo.

continua depois da publicidade

1. Sempre joga a culpa no outro

Se você sempre culpa seu parceiro por tudo e constantemente, destaca suas falhas e erros, mesmo os do passado, é um indicativo de que você pode estar sabotando seu próprio namoro.

2. Guarda rancor

Não é que você deva discutir absolutamente tudo em uma relação, mas se você não se comunicar ou se recusar a falar e guardar rancor, isso também é um sinal de sabotagem no relacionamento.

Em suma, isso interrompe a comunicação e a confiança, o que acaba prejudicando a vida do casal.

continua depois da publicidade

3. Faz comparações

Se você comparar com o relacionamento do seu ex ou do seu melhor amigo, isso acaba desgastando o relacionamento a longo prazo. Às vezes, decorre de não ter curado um capítulo anterior de sua vida ou outras inseguranças.

4. Quer controlar tudo

O que hoje é conhecido como toxicidade, esconde grandes inseguranças e medos antigos, porém, não é algo que seu parceiro esteja disposto ou deva suportar, pois, como todo mundo, ele tem direito à independência física e emocional.

Então, se você é uma pessoa controladora, é provável que sabote seu próprio namoro. Por fim, não existe uma fórmula mágica para parar de sabotar nossos relacionamentos ou nossa felicidade, porém, o primeiro passo é identificar esses sinais e analisar os padrões de comportamento.

continua depois da publicidade