Muita proteína: confira 5 alimentos veganos que substituem a carne

Substituir a carne em uma dieta vegana, significa substituir as proteínas de origem animal por outras de natureza vegetal, garantindo o aporte nutricional necessário.

Todo mundo sabe que as proteínas são essenciais para que nossos músculos, ossos e tecidos tenham uma boa saúde. No entanto, não são poucas as pessoas que desconhecem que sua origem não é apenas animal, mas também vegetal.

continua depois da publicidade

Desse modo, existem muitos alimentos que substituem a carne em uma dieta vegana.

Em geral, as proteínas vegetais aceleram as reações químicas do nosso metabolismo, fortalecem o sistema imunológico, contribuem para a utilização de nutrientes e digestão, regulam o pH interno e constituem uma excelente fonte de energia.

continua depois da publicidade

Veja abaixo alguns alimentos vegetais cujas propriedades nutricionais os tornam altamente recomendados como substitutos da carne animal.

1. Soja

A soja é uma leguminosa de alto valor nutricional, pois contém maior quantidade de proteína e gordura do que o restante das leguminosas.

É o substituto mais conhecido da carne na dieta vegana, pois é livre de colesterol e gordura saturada.

continua depois da publicidade

Além disso, outros produtos são obtidos da soja, como o tofu e o seitan. Muitos povos, ao longo da história, utilizaram a soja como uma das bases de sua dieta, tornando-a um dos alimentos mais importantes do mundo.

2. Seitán

Este é um alimento de origem chinesa, cujo consumo se espalhou pelo mundo, aliás, suas propriedades físicas são bastante semelhantes às da carne.

Com efeito, ele pode ser feito de todas as maneiras como se prepara um pedaço de carne bovina, de frango ou de porco: grelhado, empanado, frito ou cozido.

continua depois da publicidade

Além disso, contém uma grande quantidade de nutrientes, entre os quais se destacam proteínas, vitaminas e alguns minerais.

3. Tofu

O tofu é um dos derivados da soja, que possui sabor suave e cremoso, o que permite ser combinado com quase todos os alimentos.

Assim, é possível adicioná-lo em uma variedade de pratos veganos. Inclusive, ele pode ser defumado e usado como base para patês de legumes.

continua depois da publicidade

4. Leguminosas

Ervilha, lentilha e grão-de-bico, ervilhas são alguns dos alimentos ideais como substituto de carne para veganos.

Além de possuir alto teor de proteína vegetal, as leguminosas também são ricas em carboidratos, vitaminas do complexo B, fibras solúveis e minerais como ferro, fósforo e cálcio.

5. Tempeh

Um alimento feito de grãos de soja, como o tofu, e cujas propriedades nutricionais são ainda melhores. Caracterizado por seu sabor forte e textura firme, seu teor de proteína é semelhante ao do tofu, mas com maior presença de vitaminas e fibras.

Muito utilizado em dietas veganas como substituto de carnes e peixes, ajuda a fortalecer os ossos e regular a presença de açúcar no sangue, sendo altamente recomendado para diabéticos.

No entanto, lembre-se que ao adotar uma alimentação vegana, e tiver dúvidas sobre quais alimentos deve consumir, busque orientação de um nutricionista.