Observações feitas por telescópios espaciais permitem detectar diferentes planetas em lugares além do Sistema Solar. Diante disso, uma equipe de astrônomos descobriu um exoplaneta que foi descrito como “ultraesponjoso”.
Este planeta, identificado como TOI-3757b, foi batizado como “Marshmallow“, pois estima-se que tenha uma densidade média semelhante à de um marshmallow. Está localizado a 580 anos-luz da Terra, na constelação de Auriga.
Veja a seguir 5 curiosidades sobre ele:
1. Formação
Os astrônomos acreditam que o Planeta Marshmallow tem um núcleo rochoso e, por ter menor abundância de elementos pesados, isso indicaria que se formou lentamente, atrasando a fusão do gás da estrela nascente e, assim, reduzindo sua densidade a longo prazo.
2. Tamanho
O exoplaneta é semelhante a Júpiter, embora tenha um diâmetro de 150.000 quilômetros, sendo maior que o planeta do Sistema Solar. Ele completa sua órbita em cerca de três dias e meio em torno de sua estrela-mãe, que é uma estrela anã vermelha fria.
3. Próximo a uma anã vermelha
O Planeta Marshmallow orbita em torno de uma estrela anã vermelha. Embora mais frias que o Sol nesta fase, as anãs vermelhas são muito ativas, lançando erupções poderosas que podem destruir as atmosferas de qualquer planeta em órbita.
Além disso, as anãs vermelhas são as estrelas mais numerosas da Via Láctea, constituindo cerca de 73% de todas as estrelas da nossa galáxia.
4. Menor densidade do Sistema Solar
A densidade média do TOI-3757b acabou sendo 0,27 gramas por centímetro cúbico, o que seria menos da metade da densidade de Saturno (o planeta com a menor densidade do Sistema Solar).
Isso corresponde a um quarto da densidade da água, o que significa que ele poderia flutuar perfeitamente em uma banheira grande o suficiente para colocar o planeta.
5. Descoberta
O Planeta Marshmallow foi inicialmente detectado pelo Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) da NASA, de acordo com um informe da National Optical-Infrared Astronomy Research Laboratory (NOIRLab).