Saiba qual é a real utilidade dos carboidratos em nosso corpo

A real utilidade dos carboidratos em nosso corpo pode ser um mistério para diversas pessoas, principalmente quando se trata de mudar a rotina alimentar ou começar novas dietas.

Os carboidratos são queridinhos na alimentação dos brasileiros, desde o tradicional arroz com feijão até os pães e massas. Entretanto, nem todos sabem qual é a real utilidade dos carboidratos em nosso corpo e como esses nutrientes atuam no organismo humano.

continua depois da publicidade

No geral, pessoas que estão realizando mudanças em rotinas alimentares e dietas são confrontadas por essas dúvidas. Apesar disso, essa matéria tem caráter meramente informativo e não substitui o acompanhamento médico especializado nos casos de prescrição de dieta ou de reeducação alimentar. Saiba mais a seguir:

Qual é a real utilidade dos carboidratos em nosso corpo?

Os carboidratos são macronutrientes tão importantes quanto os lipídios e as proteínas na alimentação humana. Neste sentido, seguem com a função principal de fornecer energia ao corpo humano, seja no formato de açúcares ou de fibras alimentares. Como exemplos desses alimentos, podemos citar os grãos integrais, frutas, vegetais, mel, açúcar, xarope de milho e pipoca.

continua depois da publicidade

Em relação à real utilidade dos carboidratos em nosso corpo, os seres humanos utilizam esses nutrientes para funções mais óbvias, como a questão da movimentação e o pensamento humano. Entretanto, a digestão dos carboidratos acaba criando decomposições para que a glicose seja aproveitada como fonte de energia para o músculo e o cérebro, assim como outras células.

Porém, os carboidratos que não são decompostos nesse processo acabam sendo fermentados por meio da ação das bactérias localizadas no intestino. Em outros casos, podem transitar pelo intestino sem alteração, seguindo para o descarte no final da digestão. Mais do que somente uma fonte de energia, esse nutriente é fundamental para criar um banco energético para situações de emergência no organismo.

Além disso, a função intestinal estabelece que os carboidratos não digeríveis sejam decompostos pela microflora intestinal, gerando uma série de resíduos bacterianos. Porém, eles possuem efeitos positivos para a saúde, em especial nas estruturas como o cólon.

continua depois da publicidade