O cérebro humano é o principal órgão do sistema nervoso humano, sendo responsável pela inteligência, aprendizagem, processamento de memórias e gestão do organismo. Neste sentido, será que o cérebro humano realmente diminuiu de tamanho com o passar do tempo? O que aconteceu ao longo da evolução da espécie humana?
Apesar das diversas teorias e hipóteses, os cientistas seguem realizando estudos para responder essa dúvida sobre o cérebro humano. Entretanto, descobertas recentes podem colocar em cheque tudo o que se sabia até o momento. Saiba mais a seguir:
Afinal, o cérebro humano diminuiu de tamanho com o passar do tempo?
De acordo com o artigo publicado no periódico Fronteiras na Ecologia e Evolução, pesquisas recentes questionam a teoria que afirma o tamanho do cérebro humano diminuiu com o passar do tempo nos últimos 3 mil anos. Neste sentido, o estudo analisou um conjunto de dados utilizados também em outras pesquisas para publicações semelhantes.
As informações obtidas anteriormente afirmam que o cérebro encolheu durante o século 12 antes de Cristo, mais especificamente na transição dos agrupamentos para as sociedades modernas e urbanizadas.
Por conta disso, aponta-se que a capacidade de armazenar informações em grupos sociais dos ancestrais humanos foi reduzida, à medida que os indivíduos aprenderam novas formas de guardar os dados importantes.
No estudo publicado em julho deste ano, no entanto, estima-se que o sistema nervoso central não sofreu nenhum tipo de alteração nos últimos 300 mil anos. Em resumo, a conclusão dos cientistas é que não se pode identificar uma redução do tamanho do cérebro nos indivíduos modernos desde as origens da espécie no mundo.
Apesar disso, deve-se entender que todas essas teorias são baseadas em estudos inspirados nos padrões evolutivos de outras espécies. Portanto, as pesquisas e investigações continuam sendo produzidas na intenção de encontrar uma resposta definitiva.