Vídeo mostra como o Universo pode chegar ao fim; é de arrepiar

As imagens foram feitas a partir de dados científicos, que nos ajudam a fazer projeções longuíssimas do futuro. Veja aqui.

Você já se perguntou como o universo vai acabar? Não é de hoje que sabemos que, um dia, as coisas chegarão ao fim, mas imaginar esse cenário é algo muito difícil, até mesmo porque estamos falando de uma prospecção inconcebível, de trilhões de anos a partir de agora.

continua depois da publicidade

Felizmente, há sempre pessoas interessadas em nos ajudar a visualizar esse tipo de projeção. O vídeo que você vai ver hoje, mais abaixo, foi publicado no canal Melodysheep e mostra um timelapse do futuro, nos explicando como o universo chegará ao fim um dia.

A projeção começa ainda em 2019, mas sofre uma viagem exponencial no tempo, projetando o futuro do nosso planeta e dos outros planetas do Sistema Solar e, inclusive, a morte do sol e de todas as estrelas do universo.

continua depois da publicidade

Além disso, vemos também como se formariam as galáxias zumbis e diversas explosões de buracos negros, criando universos alternativos e mostrando como seriam os efeitos da energia escura — tudo isso só para citar alguns exemplos.

Fim do universo

Essas projeções do futuro são todas fundamentadas na ciência moderna e, obviamente, deverão mudar com o passar do tempo, na medida em que novos estudos e descobertas acontecerem.

É sempre importante lembrar que a maior parte das descobertas científicas é muito recente, se considerarmos toda a história da humanidade. De qualquer forma, é muito curioso enxergar as mudanças do universo com o passar do tempo.

continua depois da publicidade

“O futuro pode parecer sombrio, mas temos um enorme potencial como espécie”, diz uma parte da legenda do vídeo. Em um trecho inicial, um dos narradores nos lembra de que tudo o que estamos fazendo agora impacta diretamente a saúde do nosso planeta.

Com o tempo, deixaremos todos de existir, mas até lá, seria interessante pensarmos com mais cautela em como manter o ambiente habitável em nossa grande bola azul, chamada Terra. Você concorda?