Todos nós já passamos por situações embaraçosas de ter que dizer não a alguém. No entanto, desde criança somos ensinados que a palavra “não” é uma coisa ruim.
Com efeito, quando adultos percebemos que essa negativa evita que fiquemos sobrecarregados e frustrados de realizar tarefas que normalmente não faríamos.
Apesar de muitas pessoas se sentirem culpadas ao dizer “não”, é importante impor limites sobre as suas prioridades. Desse modo, a melhor forma de evitar esse sentimento é aprender a expressar sua posição contrária sem parecer grosseiro(a). Veja como fazer isso a seguir:
1. Esclareça que você já possui outros compromissos
Esta é uma das formas mais simples de dizer “não”. Neste caso, informe que você adoraria ajudar a pessoa, porém você já se encontra muito atarefado, e, por isso, não possui tempo para ajudá-la.
2. Fale que você não tem o conhecimento específico
Outra maneira de dizer “não” de forma educada é esclarecer que você não possui qualificação para realizar a tarefa que foi pedida.
Assim, explique que caso você realize o que foi solicitado, os resultados poderão não sair da forma que a pessoa queria.
Além disso, como auxílio, indique uma pessoa que se encontra mais alinhada a cumprir com o objetivo proposto.
3. Diga que vai pensar sobre o assunto
Refletir sobre o assunto é também uma forma sutil e profissional de negar uma obrigação. Dessa forma, antes de pedir mais tempo para pensar na proposta, faça elogios e agradecimentos pelo convite.
4. Explique que você não pode
Apesar de ser uma maneira mais direta de dizer “não”, esse gesto também transmite educação e sinceridade. Isso porque você consegue demonstrar que não pode se comprometer em realizar a proposta, seja por falta de tempo ou de interesse pessoal.
5. Diga que não gosta da situação
Por fim, em vez da palavra “não”, informe que você não gosta do que foi proposto. Diante disso, seja quando tentam te convencer a comer algo que você não gosta ou insistem em que você tenha que ir em lugares que você não frequenta, imponha sua vontade e sua personalidade sobre aquilo que não deseja fazer.