Para que possamos viver em paz com nós mesmos, é muito importante sabermos nos valorizar. Desse modo, devemos nos reconhecer como alguém digno de respeito, amor e admiração.
No entanto, nem todo mundo consegue alcançar o senso de amor próprio. Nesse caso, quando há uma desvalorização de si mesmo, você poderá ter dificuldade em se relacionar com os outros, e também poderá levar ao risco de uma depressão causada pela baixa autoestima.
Em suma, para que você possa repensar e se valorizar mais, separamos uma lista com os 5 principais sinais de que te falta amor próprio, sendo eles:
1. Você se deixar levar pelas opiniões alheias
A falta de amor próprio leva você a se questionar sobre o que outros dizem ou fazem para você. Desse modo, a incerteza e a baixa autoestima te levam a acreditar nos pensamentos negativos e críticas de outras pessoas sobre você e com isso ocorre uma desvalorização de si mesmo.
2. Você faz comparações
O hábito de se comparar com todos é um sinal forte de que você não se valoriza. Quando você não se ama verdadeiramente, há o sentimento de que todos são melhores que você e o aparecimento da inveja, baixo autoestima e vitimismo, deixando assim inexistente o amor próprio.
3. Você questiona suas qualidades
Ter dúvidas sobre as suas qualidades mostra que você não se valoriza. Dessa maneira, se diminuir e não se mostrar confiante sobre as coisas boas que você tem em sua personalidade, mostra que você sofre com a falta de amor próprio.
4. Você não expressa sua opinião
O medo de falar sua opinião também demonstra que você não está se valorizando. Nesse caso, quando você deixa de conversar sobre diversos assuntos por achar que sua opinião não é importante, também é um indício de que você despreza o seu valor.
5. Você não sabe dizer não
Por fim, uma pessoa que tem amor próprio sabe impor suas vontades. Assim, mesmo se sentindo pressionado ou por medo, deixar sua opinião de lado para agradar outras pessoas demonstra fragilidade e que você não está se valorizando.