Embora possuam asas, algumas espécies de ave simplesmente não voam. Conhecidas como ratitas, essas espécies descendem de aves que no passado se deslocavam pelo ar.
No entanto, ao longo do tempo, essas aves perderam uma estrutura conhecida como carena. Essa estrutura nada mais é do que um osso na região do peito, em que se prendem os músculos responsáveis pelos batimentos das asas durante o voo.
Apesar de não voarem, as aves ratitas são excelentes corredoras, os seus músculos posteriores são altamente desenvolvidos e as asas lhe proporcionam equilíbrio.
A seguir, conheça 5 aves que simplesmente não voam; a 4ª ave da lista com certeza você ainda não conhecia.
1. Avestruz
Originária da África, o avestruz é uma das aves que não voam. Ele é considerado a maior ave do planeta, podendo chegar aos 3 metros de altura. Seu peso varia entre 90 e 130kg. Suas longas pernas permitem que alcance uma velocidade de até 75 km/h.
As asas do avestruz são responsáveis por manter o equilíbrio do animal e são utilizadas para a chamar a atenção de parceiros.
2. Marreco de Campbell
O marreco de Campbell é outra espécie de ave não voadora. Encontrada somente nas Ilhas de Campbell, território ao sul da Nova Zelândia, essa ave corre sério risco de extinção. Estima-se que atualmente haja apenas entre 100 e 200 indivíduos do marreco de Campbell.
3. Pinguim
Não poderia faltar nesta lista o pinguim. Apesar de não voar, essa ave é uma excelente nadadora, utilizando suas asas para potencializar sua desenvoltura na água. O pinguim pode ser encontrado no hemisfério norte e nas ilhas Galápagos, no Equador.
4. Kiwi
Não, não estamos falando da fruta. O kiwi também é um nome dado a uma ave que vive somente na Nova Zelândia. E assim como as demais desta lista, ela não voa. As suas asas são tão pequeninas que quase não se podem ver, elas ficam escondidas em meios as plumas do animal.
O kiwi é uma ave de porte pequeno, mais ou menos do tamanho de uma galinha. Ele possui um longo bico com narinas, o que o ajuda com seus hábitos noturnos. A ave se alimenta de plantas, aranhas e insetos.
5. Ema
Outra ave que simplesmente não voa é a ema. Similar ao avestruz, essa ave é encontrada na América do Sul. Ela também é uma exímia corredora, podendo alcançar a velocidade 80 km/hora. A ema se alimenta de insetos, serpentes, repteis variados e sementes.
Ela se diferencia do avestruz em relação ao tamanho, sendo menor que essa ave.