O gengibre é uma planta medicinal nativa do leste da Ásia, da qual usamos sua raiz como alimento e remédio. É uma fonte muito boa de vitaminas A, C, B1, B2 e B6 e também é rica em minerais como cálcio, potássio, ferro, manganês e fósforo.
Além disso, contém óleos essenciais, sendo o gingerol o mais destacado, que lhe conferem um aroma poderoso e um sabor um tanto peculiar, pois é doce, picante e refrescante ao mesmo tempo.
No entanto, o sabor forte do gengibre pode ser difícil para algumas pessoas consumirem, sendo necessário o uso desta planta como forma de adição a outros alimentos.
Desse modo, existem muitas receitas para sucos ou shots de gengibre que fortalecem a imunidade e a saúde em geral. Aqui estão duas receitas dessa bebida para você aproveitar, ao máximo, os benefícios dessa raiz.
1. Suco de gengibre e limão
Esta bebida é um poderoso antioxidante que elimina as toxinas do corpo, aumenta as defesas naturais.
Modo de preparo:
Em um copo, adicione um pedaço de gengibre, o suco de meio limão amarelo (ou um limão verde inteiro) e uma colher de chá de mel.
Mexa até obter a dose concentrada e beba duas ou três vezes ao dia.
2. Suco de cenoura, gengibre e açafrão
A cenoura é rica em vitaminas A, C e E que combatem infecções, enquanto a cúrcuma é um ótimo estimulante do sistema imunológico. Portanto, ambos são aliados perfeitos do gengibre no combate à doenças.
Modo de preparo:
Adicione 2 cenouras, um pedaço de gengibre, 1 colher de chá de açafrão e uma pitada de pimenta preta em um liquidificador.
Depois de obter o suco, sirva em um copo. Beba pela manhã, preferencialmente em jejum.
Contraindicações para o consumo de gengibre
Apesar de ter vários efeitos benéficos à saúde, pessoas com problemas renais, cálculos biliares ou distúrbios digestivos, como gastrite ou intestino irritável, devem evitar tomar sucos de gengibre.
Outro aspecto a ter em mente é que o gengibre pode irritar a mucosa intestinal, por isso é aconselhável consumi-lo durante ou após as refeições. Em caso de dúvidas, sempre consulte um nutricionista.