Na última quinta-feira (20) deste mês, uma notícia ganhou a atenção dos jornais e tabloides no mundo inteiro. Em resumo, pesquisadores e arqueólogos podem ter encontrado a Tumba do “Papai Noel” abaixo da edificação de uma basílica na Turquia.
Sendo assim, estima-se que o túmulo de São Nicolau, o santo cristão cuja imagem inspirou a história do Papai Noel esteja localizado na cidade de Demre.
Porém, muitas dúvidas surgiram sobre a veracidade dessa descoberta, até porque os registros sobre São Nicolau são tão lendários quanto as histórias do Papai Noel.
Apesar disso, a história dessa aventura é digna de um roteiro cinematográfico. Saiba mais a seguir sobre como a tumba do “Papai Noel” pode ter sido encontrada por arqueólogos:
Tumba do “Papai Noel” pode ter sido encontrada por arqueólogos
De acordo com as informações compartilhadas à mídia, os arqueólogos acreditam ter encontrado o túmulo de São Nicolau abaixo da construção de uma igreja na Turquia.
Com base no que se sabe sobre a imagem do santo, ele teria falecido há mais de 1.600 anos, e seu túmulo está localizado em uma segunda edificação da basílica construída no século 6, na cidade de Demre.
Descoberta oficialmente em 1956, a basílica ficou anos enterrada por conta de uma inundação do rio Demre, principal corpo d’água na região.
Porém, diversos peregrinos realizam missões e viagens até esse local para homenagear São Nicolau. Atualmente, existem inúmeras estátuas localizadas na região para visitação e orações.
Os pesquisadores envolvidos na descoberta da tumba do “Papai Noel” acreditam que a construção da igreja foi realizada acima da basílica anterior. Por conta do aumento odo nível do mar Mediterrâneo durante a Idade Média, a construção original foi destruída.
Porém, é onde está localizado o túmulo de São Nicolau, pois os registros narram que ele foi enterrado na região. Apesar disso, até a ocasião da descoberta, não se sabia ao certo o local exato em que estava o corpo.