Embora seja difícil aceitar, a vida do nosso companheiro canino, mais cedo ou mais tarde, chegará ao fim. Felizmente, hoje os animais de estimação vivem cada vez mais, graças aos avanços na saúde.
Além disso, você não deve esquecer que uma boa alimentação e cuidados básicos com os cães são essenciais para que eles vivam mais. Visitas ao veterinário são fundamentais, inclusive.
Confira abaixo 5 dicas para melhorar sua expectativa de vida do seu cachorro.
1. Forneça uma alimentação de qualidade
Uma alimentação de qualidade é um dos cuidados fundamentais para prolongar a expectativa de vida do seu cão. A ingestão calórica e nutricional que cada animal precisa dependerá de muitos fatores, como idade, tamanho e estilo de vida.
Por isso, é importante adaptar a dieta de cada peludo às suas necessidades específicas.
2. Faça caminhadas com o seu cachorro
O exercício tem muitos benefícios fisiológicos e psicológicos, tanto para os nossos cães como para nós. Desse modo, a atividade física pode ajudar a controlar o peso corporal do cão.
Embora o exercício por si só não aumente a vida dos cachorros, ele pode ajudar a evitar a obesidade canina e tornar a rotina do seu pet mais feliz.
3. Brinque e ensine-lhe novos truques
O envelhecimento não é apenas físico. Manter a mente do seu cão ativa também é útil. Ao contrário da crença popular, você pode ensinar novos truques a cachorros velhos e, como resultado, pode manter seus cérebros e corpos mais jovens.
4. Considere esterilizar o seu pet
O sistema reprodutivo é muitas vezes uma fonte de complicações à medida que o cão envelhece. Por esse motivo, a esterilização pode melhorar a saúde do seu animal de estimação, evitar problemas comportamentais e até prolongar sua expectativa de vida, pois previne muitas doenças associadas ao sistema reprodutivo.
5. Leve-o ao veterinário regularmente
Um check-up veterinário anual é normalmente recomendado para a aplicação de vacinas contra raiva e outras patologias.