Você consegue imaginar estar em um lugar onde não anoitece? Acredite ou não, esses lugares existem nas áreas polares, onde ocorre o misterioso fenômeno “Sol da Meia-Noite“. Nesses lugares, durante a temporada de verão, o sol nunca se põe, gerando 24 horas de luz ininterrupta.
As ‘Terras do Sol da Meia-noite’ são chamadas assim porque durante o fim do dia, o sol, em vez de desaparecer no horizonte, permanece nele durante toda a noite.
O fenômeno só ocorre nos círculos polares durante seus respectivos verões, quando a inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à posição orbital expõe um dos polos para receber luz solar constante. A duração do fenômeno diminui em sua duração à medida que nos afastamos do polo em questão.
Embora o fenômeno ocorra tanto no Círculo Polar Ártico quanto no Círculo Antártico, é no primeiro onde o Sol da Meia-Noite tem um valor cultural de grande importância. Assim, os principais lugares onde o dia parece não ter fim, são:
Lugares onde nunca anoitece e o dia parece não ter fim
1. Noruega
A Noruega é um país que sabe aproveitar os seus dias com o “Sol da Meia-Noite”, razão pela qual incentiva os viajantes a visitar zonas como Lofoten ou Svalbard, o local onde de 20 de abril a 22 de agosto o sol nunca se põe.
2. Islândia
Na Islândia, durante o verão, as noites são claras e brancas. No mês de junho o sol nunca se põe. A ilha de Grimsey, no Círculo Polar Ártico, e a cidade de Akureyrie são alguns dos locais ideais para ver o Sol da Meia-Noite.
3. Suécia
Kiruna é a cidade mais setentrional da Suécia e tem uma população de 19.000 habitantes. Inclusive, a igreja Art Nouveau de Kiruna é considerada pelos suecos a mais bela obra de arquitetura da Suécia.
Nesta cidade você também pode visitar ou se hospedar no conhecido Ice Hotel, que está localizado a cerca de 12 quilômetros do aeroporto de Kiruna, em uma pequena vila chamada Jukkasjärvi.
4. Canadá
Situado dois graus acima do Círculo Ártico, Nunavut é o maior e menos povoado território do Canadá. Ele cobre o norte da Baía de Hudson e as ilhas que se estendem a Oeste da Groenlândia até o Círculo Ártico. Sua capital é Iqalauit e tem duas ilhas principais, que são Baffin e Ellesmere.
Desse modo, durante o inverno, sua população fica cerca de 30 dias consecutivos de escuridão total, em contrapartida, recebe dois meses de luz solar 24 horas por dia, durante o verão.
5. Finlândia
Por fim, de acordo com o governo do país, 66% da população mundial que vive na zona do sol da meia-noite reside na Finlândia, principalmente na área da Lapônia finlandesa.