A raquete de ping pong, também conhecido como tênis de mesa, é um dos principais instrumentos dessa modalidade esportiva. Sendo assim, é comum que os árbitros de partidas oficiais verifiquem os dois lados da raquete para garantir sua integridade. Porém, para que serve o lado preto da raquete de ping pong se o vermelho é mais usado?
A princípio, o ping pong surgiu na Inglaterra durante o século XIX, como uma forma de imitar o tênis tradicional em um ambiente fechado.
Neste primeiro momento, eram utilizados objetos cotidianos como equipamento, mas posteriormente foram criadas as primeiras raquetes de madeira. Saiba mais a seguir:
Para que serve o lado preto da raquete de ping pong?
No geral, algumas raquetes não possuem dois tipos de coberturas diferentes, mas é obrigatório que as ferramentas tenham duas cores em cada lado.
Por via de regra, a raquete deve ser constituída de 85% de madeira natural em seu material, mas pode ter diferentes tamanhos ou formatos.
Neste sentido, o lado que não for utilizado para bater na bola deve ser manchado uma tonalidade diferente da borracha que será utilizada na partida. Sendo assim, as cores utilizadas são o vermelho vivo ou o preto, mas é comum encontrar o lado mais utilizado no tom de vermelho vivo e o lado oposto em preto.
Portanto, o lado preto da raquete de ping pong serve para realizar as marcações do instrumento e sua usabilidade durante a partida. Além disso, é proibido jogar com o lado de madeira, pois se compreende que esse tipo de superfície pode gerar desvantagens ao adversário.
É fundamental que a partida de ping pong tenha equidade técnica dos instrumentos, o que inclui desde a borracha da raquete até as faces da mesa. Assim, o jogo será definido pela habilidade dos atletas, e não por suas ferramentas.