O canibalismo é o ato de comer carne humana. Esse ato acontece há milhares de anos. Em suma, suas primeiras ocorrências foram entre os neandertais e Homo sapiens, no qual praticavam o canibalismo por motivos nutricionais.
No entanto, em alguns lugares do mundo, a carne humana era utilizada como banquete, sobretudo em tempos de guerra. Já em outras regiões era consumida em rituais de magia.
Veja abaixo 5 fatos mais assustadores sobre este ato:
1. Formas de canibalismo
O canibalismo pode ocorrer de duas formas. A primeira é o endocanibalismo, neste, a carne humana é consumida como uma crença, de modo que há uma veneração à morte.
A segunda prática, é o exocanibalismo, em que a carne humana é consumida com o propósito de roubar a sua força e mostrar poder.
2. Os canibais mais famosos do mundo
Os três os canibais mais famosos do mundo são:
- Ted Bundy, que fingiu estar ferido para matar e comer suas vítimas;
- Ed Gein, que matou mulheres, consumiu e fez ternos com as partes destas;
- Jeffrey Dahmer, que assassinou 17 homens e muitas vezes comeu o coração de suas vítimas.
Existe também a triste história do grupo de rubgy do Colégio Stella Maris, do Uruguai. Os membros da equipe sofreram um acidente de avião, alguns morreram e outros ficaram encalhados na Cordilheira dos Andes.
Quando todas as opções de alimento acabam, o grupo se viu frente a um terrível dilema: comer seus companheiros mortos ou morrer.
3. A carne humana faz mal à saúde
A carne humana não traz benefícios para a saúde de quem pratica o canibalismo. O consumo da carne pelos praticantes desse ato, fez com que estes apresentassem a doença de Kuru, que afeta o sistema nervoso podendo levar à morte.
Além disso, outros canibais chegaram a ter úlceras, problemas no estômago e na vesícula biliar.
4. Gosto da carne humana
Os canibais afirmam que a carne humana se aproxima do gosto da carne de porco. Com efeito, os praticantes desse ato afirmam que além do gosto de carne suína, parece como um pedaço de bife, além de apresentar um cheiro bastante específico.
5. Rituais
A carne humana foi muito utilizada em rituais. Sendo o canibalismo frequente em alguns grupos indígenas, estes engordavam suas vítimas para depois devorar seu corpo, pois acreditavam que estariam adquirindo poder e vitalidade.