Por que o tempo parece acelerar à medida em que envelhecemos?

O motivo pela qual o tempo parece acelerar à medida em que envelhecemos refere-se diretamente à como os seres humanos percebem a passagem dos anos ao longo da vida.

No geral, o porquê de o tempo parece acelerar à medida que envelhecemos é uma curiosidade de diversas áreas do conhecimento, criando cada vez mais pesquisas neste campo.

continua depois da publicidade

Desde a Psicologia até a Física e Biologia, a questão do envelhecimento desperta diversas dúvidas sobre o funcionamento do corpo humano.

Apesar disso, ainda não existe um consenso específico sobre as causas dessa diferença na percepção dos seres humanos em relação à passagem dos anos ao longo da vida.

continua depois da publicidade

Em estudos mais recentes, uma série de hipóteses foram levantadas, mas ainda existe um longo caminho a seguir. Saiba mais informações:

Por que o tempo parece acelerar à medida em que envelhecemos?

De acordo com o estudo recente publicado na European Review, estima-se que a velocidade de processamento da informação visual diminui com o tempo e o envelhecimento. Consequentemente, estima-se que existe uma percepção de aceleração do tempo quando chegamos à terceira idade.

Escrito pelo professor Adrian Bejan, da Universidades de Duke, nos Estados Unidos, o artigo também defende que há uma maior distância no percurso de processamento de informações.

continua depois da publicidade

Por conta do envelhecimento, o corpo começa a desenvolver mais os sistemas neurais, de modo que as redes do cérebro se tornem cada vez mais complexas.

Essa complexidade causa um gasto maior de tempo para o processamento dos estímulos neurais, o que pode também estar relacionado a uma percepção do tempo alterada ao longo da vida.

No geral, o envelhecimento causa uma série de danos nos nervos, criando uma consequente resistência no fluxo de processamento.

continua depois da publicidade

Esses danos e aumento da resistência também retarda o tempo que o cérebro leva para processar as informações visuais. Porém, ainda existem análises necessárias sobre como isso afeta a percepção sobre o espaço e a comunicação dentro das relações.