A insônia no Brasil atinge 73 milhões de pessoas, segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS). A correria e as preocupações do nosso cotidiano fazem com que as pessoas não descansem o tempo mínimo recomendado de 6 a 8 horas por dia.
Quando resolvemos pintar nossos quartos, é normal escolhermos as cores que mais combinam com a nossa personalidade. No entanto, o que muita gente não sabe é que as cores podem influenciar diretamente na qualidade do nosso sono.
Desse modo, a cromoterapia, que é uma técnica natural originária das civilizações antigas, utiliza as cores como forma de tratar os distúrbios físicos e mentais. Por isso, é importante conhecer as cores que você deve evitar na parede do seu quarto para ter uma boa noite de sono, sendo elas:
1. Vermelho
O vermelho é uma cor estimulante que remete ao amor, paixão e energia. Diante disso, apesar de ser uma cor vibrante que muitas pessoas gostam, a cor vermelha na parede dificulta o sono e tende a trazer uma agitação no corpo.
Com efeito, isso acaba causando insônia e faz com que o seu cérebro demore a desacelerar.
2. Marrom
A cor marrom também não leva as pessoas a uma noite de sono tranquila. Essa cor, de acordo com a cromoterapia, remete ao sentimento de tristeza.
Assim, o nosso corpo não se sente confortável para entrar em um estado de descanso completo, o que acaba sendo prejudicial à qualidade do sono.
3. Roxo
A cor roxa também é considerada uma cor estimulante. Dessa forma, pintar as paredes de roxo, irá trazer noite de insônias à sua vida, pois seu corpo tenderá a ficar aflito.
Portanto, você não conseguirá relaxar para poder completar as horas de sono que são necessárias para promover maior saúde e bem-estar.