O que causa os soluços? Como é possível parar de soluçar?

Soluços geralmente são irritantes, especialmente se ocorrerem em público, mas felizmente existem alguns cuidados que você pode tomar para combatê-los.

O soluço é uma das coisas que mais irrita as pessoas. Esses pequenos sons estranhos que escapam da boca e que fogem de nosso controle causam grandes desconfortos.

continua depois da publicidade

Em suma, os soluços são contrações involuntárias e repetitivas do diafragma, que se localiza abaixo dos pulmões e nos faz respirar rapidamente.

Com efeito, o diafragma, que é o músculo que separa o peito do abdômen, possui um papel muito importante em regular nossa respiração.

continua depois da publicidade

Mas, cada contração incontrolável do diafragma faz com que a epiglote se feche subitamente e interrompa a respiração, produzindo o característico som de “hic”.

Quais são as causas do soluço?

Os soluços podem surgir devido a inúmeros fatores. Dessa forma, podem aparecer depois de você comer em excesso, tomar bebidas alcoólicas ou gaseificadas, etc.

Além disso, existem algumas peculiaridades que podem aumentar as chances de você ser suscetível a desenvolver soluços, como: ser alguém do sexo masculino; sofrer de ansiedade ou intensa excitação; ter realizado alguma cirurgia abdominal ou ter recebido anestesia geral.

continua depois da publicidade

Como devo combater o soluço?

Os soluços são totalmente imprevisíveis. A boa notícia é que, em alguns casos, ele desaparece rapidamente, porém, há maneiras de combater o soluço quando este demora a passar.

Assim, o soluço quando crônico pode ser tratado com medicamentos após a prescrição médica. Por outro lado, há métodos caseiros, como beber um copo de água fria; respirar em um saco de papel; relaxar e respirar de forma lenta, que nos ajudam a se livrar deste incômodo.

Na grande maioria dos casos o soluço começa e termina rapidamente, sem necessidade de intervenção.

continua depois da publicidade

No caso do soluço persistir por 48 horas ou causar problemas na alimentação, insônia ou dificuldade em respirar, busque ajuda médica especializada para o tratamento e nunca faça a automedicação.