As cabras são animais destinados principalmente à criação de produtos de consumo. Mas, por serem amigáveis, muitas pessoas as tem como animais de estimação.
No entanto, há um fato muito curioso sobre esses animais: em algumas situações elas podem ‘desmaiar’. Um evento que pode despertar muita curiosidade nas pessoas, por não saberem qual é a causa dessa reação.
Assim, a primeira coisa a saber é que nem todas as cabras desmaiam, as que possuem essa característica peculiar são chamadas cabras miotônicas.
Elas foram reconhecidas pela primeira vez como uma raça durante a década de 1880. John Tinsley, um lavrador, mudou-se para Marshall Valley, Tennessee da Nova Escócia e trouxe esta raça rara de cabra com ele.
Como você pode imaginar, a conscientização e o interesse em cabras desmaiadas cresceram rapidamente à medida que mais e mais pessoas testemunhavam sua reação de susto.
Por que as cabras desmaiam?
Embora nunca percam a consciência, as cabras parecem desmaiar, mas sua condição genética não lhes causa dor ou dano físico. O grau de rigidez das pernas e a quantidade de tempo que uma cabra permanece imobilizada no chão pode variar muito de cabra para cabra, mesmo que sejam irmãs.
Quando assustadas, tanto os ouvidos quanto os olhos desta raça de cabras enviam sinais elétricos imediatos ao cérebro, que por sua vez desencadeiam uma resposta de luta ou fuga.
Uma vez que este sinal de resposta é ativado, os músculos das pernas da cabra desmaiada se enrijecem, fazendo com que caiam imediatamente por alguns momentos.
As cabras desmaiadas têm um equilíbrio anormal de íons cloreto carregados negativamente e íons sódio carregados positivamente. Embora esses animais tenham sódio suficiente em seus músculos para relaxar quando assustados, eles não têm cloreto suficiente para obter uma resposta muscular normal.
Embora o tempo de “desmaio” varie de cabra, o tempo médio que o animal permanece imóvel no chão varia de cinco a 20 segundos. O momento do desmaio pode variar para cada animal com base em sua idade e quão bem ele está hidratado no momento do desmaio.
Além disso, as cabras velhas não necessariamente enrijecem e caem com a mesma frequência que as cabras jovens. Embora muito mais rara, essa mesma condição de miotonia congênita está presente tanto em outros tipos de animais quanto em humanos.