O E comercial (&), também conhecido como Ampersand, é um símbolo que surgiu há décadas atrás, ainda antes de Cristo. Contudo, nem todos que utilizam o sinal na grafia de nomes oficiais ou comerciais conhecem a origem e como essa grafia deve ser utilizada, o que cria até mesmo alguns erros ortográficos.
Curiosamente, o Ampersand possui um Dia Nacional que é celebrado em 8 de setembro nos Estados Unidos. Nas décadas passadas, o símbolo estava integrado em livros de educação básica em inglês, assim como cartilhas publicitárias e outros documentos referentes às pessoas jurídicas. Saiba mais informações a seguir:
Como surgiu o Ampersand, conhecido como E comercial?
Em primeiro lugar, a Ampersand é uma palavra que parte da expressão em inglês And per se and que significa “e por si”.
Entretanto, é mais chamado de “E comercial” aqui no Brasil, porque não há um termo específico para nomeá-lo, de modo que o enfoque seja em sua utilização oficial.
A princípio, estima-se que o sinal que estamos acostumados apareceu inicialmente em alguns grafites em uma parede da Pompeia, por volta do primeiro século antes de Cristo. Neste caso, também acompanha o surgimento do latim, pois é derivado das palavras desse idioma.
A abreviação Ampersand surgiu por conta de um processo de adaptação da linguística e economia do idioma, como aconteceu com “Vossa Mercê” se tornando “você” no português brasileiro. Anteriormente, também se referia à conjunção aditiva “e’, que escrita no latim antigo ficava como “et”.
Entretanto, o monograma adquiriu novos formatos à medida que passou a ser utilizado na sociedade com o propósito comercial.
Desse modo, passou a ser escrito de modo a separar ambas letras. Como resultado dessa união, o sinal gráfico Ampersand tomou a forma de um “oito esticado nas extremidades”.