Milenar: conheça a universidade mais antiga do mundo

Com quase mil anos de história, além de ser a mais antiga, essa universidade é uma das mais importantes do mundo.

A universidade mais antiga do mundo – ocidental – é a Universidade de Bolonha, localizada na cidade de Bolonha, na Itália. Ela foi fundada em 1088 por estudantes que desejavam ter um local para intercâmbio de conhecimento de todas as áreas.

continua depois da publicidade

A sua fundação foi considerada um marco para o ensino livre e laico, pois a Igreja Católica exercia grande influência sobre o ensino na época, durante os anos da Idade Média.

A princípio, a Universidade de Bolonha chamava-se “studium” de Bolonha. Mas, como era um local de conhecimento de diversos áreas, ela logo adotaria o termo do latim “universitas” (em português, “universo”). Desse termo, surgiria a palavra “universidade”.

continua depois da publicidade

Os primeiros anos da Universidade de Bolonha

Logo no início de sua história, durante os anos do século 12, a Universidade de Bolonha contava em seu corpo docente professores de retórica, gramática e lógica. Eles estudavam as leis romanas.

Na época, os professores não recebiam salários. Eles eram pagos pelos estudantes com o “collectio”, algo como um presente. Na verdade, era proibido remunerar o corpo docente, pois, na época, a ciência era considerada um dom de Deus. Esse dom não deveria ser usado para obter dinheiro.

A universidade surgiu era uma organização livre e laica, como já dito. Mas, no século 14, os estudantes perderam a sua autonomia. Isso porque, as autoridades locais e papais começaram a interferir no funcionamento da organização.

continua depois da publicidade

Foi nesse século também que a sociedade de alunos ganhou novas linhas de pesquisa, como Medicina e Teologia.

No século 15, a Universidade de Bolonha começou a atrair alunos de todo o mundo. Papas e cardeais costumavam compor o corpo discente da universidade.

Durante os séculos 15 e 16, novas áreas de estudos começaram a ser oferecidas, como língua grega e ciências da natureza.

continua depois da publicidade

Como dito, a Universidade de Bolonha passou a ter, no século 14, grande influência da Igreja Católica. Isso fez com que, durante os séculos 17 e 18, ela perdesse alunos e entrasse em recessão. Na época, a universidade era privada.

Esse quadro começou a mudar quando a Academia de Ciências do Instituto de Bolonha ganhou força, permitindo conter a influência da igreja.

No século 19, a Universidade de Bolonha se tornou pública, após a chegada da República Italiana e, posteriormente, o Reino de Itália. O Reino foi responsável por transferir a universidade para o palácio Palazzo Poggi.

continua depois da publicidade

Foi no século 20, que a Universidade de Bolonha pôde se tornar autônoma academicamente. Em 18 de setembro de 1988 foi criada a Magna Charta Universitarum (em tradução livre, “Magna Carta Universitária”), documento no qual continha princípios de liberdade acadêmica e autonomia institucional.

Universidade de Bolonha hoje

Hoje, a Universidade de Bolonha é uma das instituições de ensino mais importantes do mundo. Ela conta com 243 programas de graduação, 48 programas de PhD, 122 cursos de mestrado e 55 escolas de especialização.