7 objetos do nosso dia a dia que emitem radiação

Celulares, frutas e outros objetos com os quais interagimos todos os dias emitem radioatividade, felizmente, a maioria não representa um perigo para a saúde.

Apesar de parecer preocupante saber que temos contato com a radioatividade todos os dias, é preciso entender que nem todo objeto radioativo é prejudicial à sua saúde.

continua depois da publicidade

Desse modo, quando utilizados seguindo as instruções de uso, estes itens não apresentam perigo, pois não possuem intensidade suficiente para causar um problema.

Confira abaixo 7 principais objetos que fazem parte do nosso dia a dia e emitem radiação:

continua depois da publicidade

1. Lâmpadas fluorescentes

As lâmpadas fluorescentes possuem um sua composição uma pequena quantidade de krypton-85, raios UVB, UVA e radiação infravermelha, que são elementos radioativos. Entretanto, esses componentes não são um sinal de preocupação à nossa saúde.

2. Redes Wi-Fi

O Wi-Fi está presente em quase todos os lugares que frequentamos. No entanto, apesar dessa tecnologia utilizar ondas de radiação para transmitir e receber informações, esta não apresenta danos diretos à saúde. Mesmo assim, é recomendado desligar sempre o Wi-Fi quando não estiver em uso.

3. Exames médicos de imagem

Os exames médicos de imagem, como raio-x, ressonância magnética, entre outros, também emitem radiação. Por isso, o uso destes aparelhos deve ser moderado e com recomendação médica.

continua depois da publicidade

4. Televisão

A televisão é outro objeto comum em nossos lares que emite radiação. No entanto, os televisores e monitores mais antigos são os que apresentam maiores índices radioativos.

Em contrapartida, as televisões atuais só são comercializadas após o certificado de segurança, o que afasta os perigos à nossa saúde.

5. Detectores de fumaça

Os detectores de fumaça possuem uma pequena quantidade de radiação em seu compartimento metálico, tendo como principal elemento radioativo, o amerício-241. Essa radioatividade presente na fonte do detector também não é capaz de causar problemas para nós.

continua depois da publicidade

6. Celular

Apesar dos celulares também emitirem radiação, esta quantidade não ultrapassa os limites de segurança. Mesmo assim, é recomendado não manter o uso prolongado do celular em contato muito próximo ao corpo.

7. Micro-ondas

Bastante presente em nossas cozinhas, este objeto também emite radiação. No entanto, a radiação eletromagnética não chega até nós quando sua porta se encontra fechada. Com efeito, é recomendada a sua manutenção periódica para evitar futuros perigos à saúde.