O que aconteceria se você fosse atingido por um raio?

Você já se perguntou quais são os efeitos físicos desse tipo de acidente?

Ninguém quer ser atingido por um raio, mas, ainda assim, esse é o tipo de acidente ao qual todos estamos sujeitos. O ato de levar uma grande descarga elétrica pode provocar diversas reações no corpo humano, sabia?

continua depois da publicidade

A forma como o raio atinge o indivíduo também impacta os efeitos do acidente no corpo da pessoa, por isso é importante diferenciar os tipos de acidentes que podem acontecer quando falamos em raios. Veja:

  • Golpe direto: É o raio que atinge o indivíduo como se fosse uma pancada, fazendo com que ele caia no chão. Menos comum, é o tipo de incidente que tem mais chances de ser fatal;
  • Flash lateral: É quando um raio atinge uma região próxima à pessoa e, logo em seguida, chega nela também;
  • Potencial de contato: Acontece quando a pessoa está encostada em algum objeto, como um poste, e o raio atinge o poste, fazendo com que a corrente elétrica passe pelo objeto e chegue ao corpo do indivíduo;
  • Tensão do passo: É quando a tensão elétrica entra por uma parte do corpo do indivíduo e se dispersa, saindo por outra extremidade;
  • Sobretensão: É o choque que podemos levar quando estamos usando um aparelho eletrônico conectado à tomada.

A corrente elétrica liberada pelo raio no corpo humano afeta todo o organismo, mas principalmente os sistemas circulatório, respiratório e nervoso. Nessas áreas do corpo humano, o raio age das seguintes formas:

continua depois da publicidade
  • Sistema circulatório: A maioria das mortes causadas por raios acontece por parada cardíaca;
  • Sistema respiratório: O raio pode provocar paralisia nos músculos relacionados à respiração, o que também contribui com os eventos fatais;
  • Sistema nervoso: Quando o raio atinge principalmente o sistema nervoso central, a vítima pode ter sérias consequências, como amnésia, demência, paralisia temporária, falhas de memória, depressão, reflexos prejudicados e crises de ansiedade.

Como se proteger?

Se você não estiver em casa, sempre busque abrigo em um prédio ou dentro de um veículo. O carro é uma espécie de gaiola metálica, que absorve a corrente elétrica e a direciona para o chão.

Nunca se abrigue embaixo de árvores, pois elas atraem os raios. Se precisar se encolher, tente deixar os pés bem próximos um do outro e abaixe a cabeça, mas sem encostar no chão.

Se estiver em casa, evite tomar banho, especialmente se não tiver certeza a respeito da qualidade dos encanamentos da sua residência. Se precisar fazer alguma ligação, prefira o telefone sem fio ou o celular.

continua depois da publicidade