O cheiro verde é uma erva bastante popular na cozinha brasileira e bastante presente em nossas refeições. Desse modo, possuindo um cheiro de mato, como seu próprio nome diz, esse tempero tradicionalmente é servido fresco e se caracteriza como sendo uma combinação de salsinha, cebolinha e coentro.
Ainda, além de dar um toque especial às nossas refeições, o cheiro verde possui propriedades que auxiliam em nossa saúde, são elas:
1. Possui propriedades diuréticas
O cheiro verde por ser uma rica fonte de nutrientes, possui propriedades diuréticas que auxiliam na eliminação de retenção de líquidos no corpo. Dessa forma, esta ação ajuda no controle da pressão arterial, no combate à anemia e previne contra doenças cardiovasculares.
2. Protege contra doenças degenerativas
Esse condimento atua também como um antibiótico e anti-inflamatório natural, que protege o organismo contra doenças degenerativas. Sua composição traz grandes benefícios para a nossa saúde por ser rico em vitaminas.
Além disso, uma vez que atrasa o envelhecimento de nossas células também ajuda no crescimento capilar.
3. Auxilia no controle do colesterol
O cheiro verde é também regulador do colesterol. Isso porque, sendo uma enorme fonte de vitaminas e proteínas, protege o fígado e a vesícula contra eventuais doenças futuras. Da mesma forma, é um excelente desintoxicante e antisséptico para o nosso corpo.
4. Auxilia no controle da diabetes
O cheiro verde é indicado no controle do diabetes, uma vez que seus nutrientes são capazes de reduzir os níveis de colesterol no sangue.
Além disso, o tempero é capaz de agir na circulação sanguínea, impedindo a trombose e outros coágulos que podem vir a entupir os vasos sanguíneos e ocasionar um derrame.
5. Auxilia no controle da hipertensão
O cheiro verde também é capaz de controlar a pressão arterial. Ele possui propriedades anti-inflamatórias que auxiliam na desintoxicação do organismo, e seu sabor ajuda a diminuir a quantidade de sal usada na preparação dos alimentos.
Não existem restrições para o consumo do cheiro verde, mas em caso de dúvidas, consulte um nutricionista.