Como são produzidos os fogos de artifício coloridos? Entenda aqui

Os fogos de artifício coloridos são resultados de uma combinação de elementos químicos e de um efeito de combustão direcionado.

Os fogos de artifício coloridos são os protagonistas das festividades de final de ano, mas também da comemoração de torcidas esportivas. No entanto, você sabe como são produzidos os fogos de artifício coloridos? Como será que as explosões ficam em tonalidades tão variadas?

continua depois da publicidade

No geral, o principal ingrediente para esse efeito das grandes explosões coloridas chama-se estrela. Contudo, é uma mistura química e artificial bem diferente dos corpos celestes que estamos acostumados a ver no céu. Saiba mais sobre essa composição a seguir:

Como são produzidos os fogos de artifício coloridos?

As estrelas são compostas por diversas combinações de sais metálicos que adicionam a cor brilhante à explosão do fogo de artifício no céu noturno.

continua depois da publicidade

Neste sentido, os diversos elementos químicos, quando colocados juntos geram cores específicas, como é o caso do carbonato de estrôncio criando a cor vermelha e o nitrato de sódio criando o amarelo.

Ao acender o fusível do lado externo do tubo dos fogos de artifício, a chama acende também uma bolsa de pó preto localizada no interior do item. Conhecida como carga de sustentação, essa estrutura preenche a concha onde estão as estrelas, e catapulta a mistura no ar em longas distâncias.

À medida que a estrela sobe, o fusível de retardo de tempo começa a queimar dentro do fogo de artifício. Porém, ao atingir a altura máxima, a casca que sustentava a mistura química da estrela estoura, colorindo os fios resultantes dessa explosão com base nos elementos internos.

continua depois da publicidade

No geral, os especialistas apontam que a cor vermelho e verde são as mais fáceis de criar, mas o azul é mais complicado. Comumente, utilizar ouro também ajuda a manter o fogo de artifício colorido a longo prazo, até mesmo quando retorna ao chão.