A menstruação é uma resposta fisiológica normal do corpo humano em relação ao óvulo que não foi fecundado. Todos os meses, geralmente em ciclos de 28 dias, o endométrio, que é a camada interna do útero, se desprende e é liberado pelo corpo humano, através do canal vaginal e em forma de fluido menstrual.
Para passar por esse período com mais conforto, existem produtos feitos para absorver o fluido menstrual, como os já conhecidos absorventes internos e externos e, claro, os novos coletores menstruais.
Nem todas as pessoas sabem a diferença entre um produto e outro, por isso é importante esclarecer as principais dúvidas. Confira:
Absorvente externo
O absorvente mais comum é o externo, ou seja, aquele feito de algodão e que tem uma cola que o deixa preso na calcinha. Geralmente, esses absorventes podem ser usados por, no máximo, quatro horas, dependendo do fluxo menstrual de cada pessoa.
Absorvente interno
Esse modelo é prático e ideal para ser usado em atividades como natação. Ele é feito de algodão e tem uma cordinha presa ao meio do produto, para facilitar a remoção. Existem três tamanhos de absorvente interno, indicados também conforme a intensidade do fluxo.
Um ponto extremamente importante em relação ao uso desse tipo de absorvente é o fato de que ele NUNCA deve ficar inserido por mais de oito horas. Esquecer o absorvente dentro do corpo é extremamente perigoso, pois pode causar sepse e, inclusive, morte.
Se você sair para a balada e beber demais, por exemplo, programe um despertador em seu celular, para não se esquecer de trocar o produto.
Coletor menstrual
O coletor menstrual é uma opção mais ecologicamente correta de produto. Ele é uma espécie de copinho, feito de material específico, e que pode ser usado por até 12 horas.
O coletor fica dentro do canal vaginal, de forma semelhante ao que acontece com o absorvente interno, e, na hora da troca, a pessoa deve retirar o coletor, descartar o fluido menstrual e higienizar o acessório e as mãos.
O coletor é mais caro do que os absorventes comuns, mas a embalagem costuma vir com duas unidades e, como elas são reutilizáveis, em longo prazo ele se torna uma boa economia.