A questão sobre existir idade certa ou ideal para namorar passa por diversos parâmetros, desde os estabelecidos na legislação brasileira até o campo da educação familiar, escolha pessoal e fatores externos.
Sendo assim, mais do que uma resposta simples, deve-se considerar todas as perspectivas antes de engatar um relacionamento. Sobretudo, namorar demanda responsabilidade afetiva, maturidade e comprometimento com a outra pessoa.
Portanto, mais do que somente desejar um relacionamento, é fundamental analisar se você realmente possui espaço para esse compromisso na sua vida. Saiba mais a seguir:
Existe idade certa ou ideal para namorar?
No geral, a legislação brasileira não possui uma lei específica que proíbe o namoro entre pessoas que possuem idades diferentes. Contudo, existe um artigo específico no Código Penal que entende como idade mínima para consentimento do ato sexual em geral o período de 14 anos.
Sendo assim, se relacionar com pessoa menor de quatorze anos é crime, pois entende-se que não há total consciência do que está sendo feito por parte deste indivíduo.
Em relação à educação familiar, não existe uma determinação específica sobre o envolvimento amoroso dos filhos, mas deve existir diálogo na família para que haja apoio e orientação.
Acima de tudo, esse cuidado é importante porque permite que o indivíduo tenha segurança ao longo dessa experiência, principalmente se for a primeira vez.
Nestes casos, a comunicação deve ser empática e aberta por parte dos pais, sem impor juízo de valor ou reprimir os sentimentos do mais jovem.
Por parte da própria pessoa que está em dúvida se existe idade certa ou ideal para namorar, deve-se considerar o que espera de um relacionamento. Assim, pode-se avaliar se os motivos por trás de uma relação são reais e verdadeiros, ou se partem de um motivo fútil e parcial.
Não há, então, uma idade ideal para namorar. Mas recomenda-se diálogo com a família e muita maturidade para lidar com o assunto.