Originário da Austrália e da Papua Nova-Guiné, o casuar é considerado a ave mais perigosa do mundo. Ele apresenta longas garras e é uma ave agressiva e territorial.
O nome desse animal ameaçado de extinção é derivado de duas palavras, papuas-kasu, que significa chifre, e weri, que significa cabeça (mais especificamente seu casco proeminente).
Para entendermos mais sobre essa espécie, destacamos 5 curiosidades sobre ela:
1. Tamanho
O casuar é uma ave de grande porte podendo vir a passar de 1,5 metro de altura e seu peso pode chegar a 60 quilos. Além disso, essa ave consegue correr a uma distância de 50km/h.
2. Temperamento
O casuar é uma ave extremamente agressiva e temperamental. Desse modo, quando zangado tende a atacar seu oponente usando suas enormes garras pontiagudas e seu bico afiado.
3. Cores
Assemelhando-se a uma combinação de peru e avestruz, seu corpo apresenta diferentes cores e texturas, como o de um dinossauro. Com efeito, seu grande corpo de penas pretas, possui o pêlo azulado e sua cabeça e pele avermelhadas.
Sua descendência dos dinossauros apoia a classificação do casuar como a “ave mais perigosa da Terra”.
4. Forma de ataque
Em seu estado de fúria, esta ave ataca tanto animais quanto humanos. Acredita-se que a maior parte de seus ataques estejam relacionados à busca de comida ou a uma reação à presença humana em seu território.
5. Consumo dos ovos
Apesar de parecer estranho, há pessoas que consideram o ovo do casuar um recurso valioso, inclusive o intitulam de iguaria na culinária. Por isso, muita gente os coletam para venda ou consumo próprio.