O arroz é uma importante fonte de energia e um alimento comum em nossos pratos. Como não contém gordura, colesterol ou sódio, é um ingrediente que não apresenta riscos à saúde e que podemos usar com segurança.
Além disso, o arroz é uma importante fonte de niacina, tiamina, riboflavinas, vitamina D, cálcio e ferro. E se falamos de sua versão integral, também é uma importante fonte de fibra.
Mas, afinal os cães podem comer arroz?
A resposta é sim. Os cães, ao contrário dos gatos, podem digerir não só proteínas (principalmente carne), mas também hidratos de carbono (batata doce, arroz, batata, etc.) e fibras (legumes). Isso permite que você dê a ele uma variedade maior de alimentos que ele provavelmente vai gostar.
Além disso, muitos veterinários recomendam uma dieta à base de arroz branco quando nossos peludos têm problemas estomacais, porque é fácil de digerir, rápido de preparar e pobre em fibras.
Mas tenha em mente que o arroz também é um carboidrato e não deve compor a maior parte da dieta do seu cão. Você pode adicionar o alimento às refeições do seu pet, mas evite o excesso, pois isso pode colocar seu animal de estimação no caminho da obesidade.
Então, se você decidir alimentar seu cão com arroz, sirva-o cozido, pois os cães não podem digeri-lo cru.
Como preparar arroz para seu cachorro?
Ao preparar o arroz para o seu cachorro, ferva-o em água e não adicione temperos ou especiarias. Mantenha-o puro e simples.
E, como acontece com qualquer novo alimento que você introduza na dieta do seu cão, consulte seu veterinário primeiro, antes de mudar a alimentação do seu pet.