Desafio: só inteligentes resolvem estes 3 problemas da matemática

Será que você consegue desvendar estes mistérios?

Há alguns dias, publicamos aqui no Tudo Bahia um desafio matemático desses que nos fazem quebrar a cabeça um pouquinho, mas que, depois de um tempo, conseguimos chegar à resposta sem muita dificuldade.

continua depois da publicidade

Hoje, no entanto, falaremos de alguns desafios que deixam até quem é da área de Exatas com os cabelos em pé. Confira a seguir e veja se você seria capaz de chegar aos resultados mais esperados do universo da Matemática:

Você consegue provar a hipótese de Riemann?

Georg Bernhard Riemann criou uma fórmula com o intuito de identificar os números primos, que são aqueles que só podem ser divididos por 1 e por eles mesmos.

continua depois da publicidade

Por enquanto, a hipótese de Riemann se provou verdadeira com os primeiros 1,5 bilhão de números, mas essa amostra ainda é considerada pequena, matematicamente falando.

O desafio é, portanto, encontrar alguém que consiga provar que a fórmula de Riemann está certa ou errada para ainda mais números. E aí, quem se habilita?

Quem consegue entender as equações de Navier-Stokes?

Claude Navier e George Stokes elaboraram algumas equações, no século 19, que continuam incompletas. Pensadas para entender o movimento dos fluidos, esses cálculos intrigam matemáticos até hoje e, inclusive, existe a oferta de um prêmio de US$ 1 milhão para quem conseguir explicar todos os cálculos e desvendar os resultados dessas equações.

continua depois da publicidade

Bora provar se Hodge tinha razão ou não?

William Vallance Douglas Hodge foi um americano que, na década de 1950, defendeu a ideia de que as equações feitas para descrever formatos cíclicos e em várias dimensões são, no fim das contas, combinações de figuras geométricas simples, com formato semelhante ao das curvas. Provar essa teoria como correta ou não também é um desafio que pode valer US$ 1 milhão.

Esses desafios todos fazem parte do Instituto Clay Mathematics, que busca, anualmente, candidatos dispostos a resolver as questões mais difíceis do planeta.