Nas gôndolas do supermercado, eles estão lado a lado, mas um custa mais caro do que o outro. Além da diferença de preço, você sabe o que muda quando falamos em presunto e apresuntado?
A carne usada para fazer os dois produtos vem do porco, mas podemos entender que o apresuntado é como se fosse um presunto de segunda categoria, igual ao que acontece com cortes de carne no açougue. Isso significa que o apresuntado tem mais gordura e menos carne em sua composição.
Em relação à fiscalização, as regras estipuladas pelo Ministério da Agricultura também são diferentes em relação à regularização dos dois produtos, e são mais rígidas quando falamos do processo de fabricação do presunto.
Diferenças técnicas entre presunto e apresuntado
As diferenças técnicas entre os dois produtos são o que nos ajudam a entender melhor cada um deles.
O presunto é feito com a carne do pernil, que é uma das peças nobres suínas. O presunto tem, geralmente, 18% de proteína e 1% de carboidrato, resultando em 86 calorias para cada 100 gramas do produto.
O apresuntado, por outro lado, pode ser feito de pernil e também de paleta suína. Cada peça de apresuntado conta com aproximadamente 13% de proteína e 5% de carboidrato, resultando em 120 calorias a cada 100 gramas do produto.
O sabor do presunto e do apresuntado costuma ser muito parecido, por isso, em alguns estabelecimentos comerciais, como pizzarias e lanchonetes, é mais comum o uso do apresuntado, que é mais barato.
Lembre-se de que esses produtos embutidos são feitos também com alto teor de sódio e conservantes, por isso o consumo diário não é recomendado, especialmente para pessoas com hipertensão ou outras doenças cardiovasculares.