Para saber se o bacon está estragado, deve-se prestar atenção nas características do produto, assim como na embalagem. No geral, a contaminação neste tipo de alimento pode acumular bactérias perigosas, como as responsáveis pela salmonela e por infecções intestinais graves.
Portanto, nunca consuma alimentos vencidos, com mau cheiro ou fora do prazo de validade. Diante de qualquer sintoma associado a enfermidades como essas, procure ajuda médica especializada e atendimento emergencial.
3 formas de conferir se o bacon está estragado
1) Avalie a embalagem
Comumente, deve-se cozinhar bacon no período máximo de sete dias após a compra, antes da data de validade indicada no rótulo.
Sendo assim, consulte a data de validade e as informações de armazenamento para saber se o bacon está estragado, prestando atenção na integridade da embalagem antes mesmo de comprar o produto.
Porém, se o bacon ainda não foi aberto, ele provavelmente continua num bom estado. Portanto, o produto possui uma vida útil longa quando permanece na embalagem, desde que propriamente armazenado.
2) Avalie o cheiro do produto
Se a carne estiver com um cheiro de fresco, isso representa que ainda está bom para consumo. Contudo, se estiver com qualquer odor ácido, podre ou estranho é porque passou da validade.
Neste caso não adianta esquentar ou fritar para reverter a situação, e a melhor escolha é optar pelo descarte imediato.
3) Observe os aspectos do bacon
Uma forma de verificar se o bacon está estragado é analisar o aspecto da carne, que normalmente tem uma coloração rosada e brilhante com a gordura branca.
Portanto, se estiver acinzentada ou manchada em algumas partes, a melhor forma é enrolar um saco plástico bem fechado e descartar no lixo, para evitar que o mau cheiro tome conta da casa.