O conceito de felicidade é amplo e pode mudar de pessoa para pessoa. O mais importante quando falamos sobre o assunto é entender que não é possível que uma pessoa esteja sempre feliz, pois a vida é feita de altos e baixos e, claro, de situações e momentos de pouca alegria.
Um estudo divulgado a respeito dos traços de personalidade que têm relação com maiores níveis de felicidade trouxe um resultado interessante. Se você pensar nas características pessoais que podem fazer com que uma pessoa seja feliz, o que você diria? Ter fé, ser grato, gostar de conviver com a família, ter uma casa cheia de pets? Nada disso.
É claro que todos esses fatores contribuem para que as pessoas se sintam felizes e realizadas, mas a pesquisa descobriu algo atípico nesse sentido. Ter autocontrole é uma característica de personalidade que está presente na maior parte de indivíduos felizes.
Como assim?
Ao que tudo indica, pessoas que têm grande autocontrole são mais felizes porque conseguem dedicar seus esforços para alcançar objetivos que tragam recompensas maiores.
As pessoas que conseguem dizer não às recompensas fáceis e rápidas são também aquelas que enxergam a vida de uma forma mais positiva e que, inclusive, conseguem alcançar objetivos com mais facilidade.
Elas são menos propensas, também, a focar no aspecto negativo das situações, por isso não têm o hábito de fugir dos problemas ou de evitar situações desconfortáveis.
Tudo isso resulta em indivíduos mais satisfeitos com a própria vida e, por consequência, mais felizes também. São pessoas que sabem que algumas escolhas devem ser feitas, mesmo a contragosto, em prol de um bem maior, que será obtido no longo prazo.
A sensação maior de felicidade não é o único benefício do autocontrole. De acordo com a descrição dos pesquisadores, quem tem autocontrole costuma ter maiores notas nos estudos, melhor saúde e mais sucesso na vida profissional.
A pesquisa
Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores conversaram com 545 pessoas e avaliaram suas respostas e seus níveis de satisfação pessoal e felicidade. Eles descobriram que os indivíduos com autocontrole têm menos conflitos motivacionais e conseguem manter o foco na hora de correr atrás de seus objetivos.
O mais bacana é que essa pesquisa mostra que ter uma vida regulada está longe de ter uma vida entediante e infeliz — muito pelo contrário!