Os gatos possuem muitos atributos físicos que lhes conferem habilidades impressionantes, como os seus curiosos bigodes. Os bigodes são pelos longos e sensíveis que conectam o sistema nervoso e muscular de um bichano ao seu cérebro.
O normal é que eles tenham entre 16-24 fios localizados em diferentes partes do corpo (no queixo, atrás das orelhas, nas pernas, etc.). Sua distribuição é simétrica e uniforme, o que é necessário para uma medição precisa do seu ambiente.
As funções dos bigodes de gato
Os bigodes de nossos amiguinhos felinos são como radares para eles. Sendo tão sensíveis e capturando tão bem as variações do ar, eles os ajudam a detectar qualquer objeto próximo e evitá-lo. Além disso, eles são especialmente úteis para se orientarem no escuro.
Durante seu movimento, os bigodes são direcionados para a frente ou para os lados para escanear todo o ambiente. Os das pernas também o ajudam a localizar-se, a subir e a ter um melhor contato com os seus prêmios de caça.
O que acontece se os bigodes caírem?
Os bigodes dos gatos caem periodicamente, mas não se preocupe. Isso se deve à queda normal de seu corpo e logo ele crescerá novamente. Contudo, nem pense em cortá-los, pois você afetará muito seu equilíbrio e suas habilidades.
Além disso, você não precisa levar seu gato ao veterinário se encontrar uma mudança na cor do bigode, pois às vezes ele pode ficar cinza e é inteiramente parte do processo de envelhecimento.