No geral, a melhor forma de conviver com uma pessoa ansiosa é indicando um acompanhamento médico especializado para ajudá-la nos problemas emocionais. Entretanto, existem outras formas de ajudá-la que podem ser adicionadas no cotidiano para que a convivência seja tranquila.
Contudo, essa matéria tem propósito meramente informativo e não substitui a psicoterapia ou tratamento psicoterapia.
Caso você acredite que está convivendo com uma pessoa ansiosa, esteja atenta aos sintomas e sinais para ajudá-la a encontrar o melhor médico para a situação. Confira mais a seguir:
5 formas de ajudar uma pessoa ansiosa
1) Escute o que ela tem a dizer
Comumente, pessoas ansiosas lidam com o excesso de medos e aflições relacionadas ao futuro. Neste sentido, ter alguém que escute atentamente, sem oferecer soluções milagrosas, pode ajudar a aliviar os sintomas.
2) Estimule hábitos saudáveis
A pessoa ansiosa precisa de hábitos que ajudem-na a manter a saúde mental, como a prática de exercícios físicos e também meditação. Portanto, seja a pessoa que incentiva essas mudanças na rotina.
3) Não crie pressão desnecessária
A pessoa ansiosa convive diariamente com uma série de exigências e pressões internas, então não adicione novas questões sobre isso. Evite usar expressões como “Relaxe” ou “Deixa pra lá” porque isso alimenta o sentimento de impotência.
4) Comemore os pequenos passos
Caso a pessoa ansiosa da sua convivência tenha conseguido executar algo simples, mas que era desafiador, faça questão de comemorar e celebrar este momento. Assim, você a impulsiona a tomar mais atitudes positivas.
5) Ajude-o no processo
A terapia está difícil? Está complicado adaptar o horário dos medicamentos? Auxilie a pessoa ansiosa no processo de tratamento e melhora. Mais do que oferecer ajuda, se disponha a estar presente.