Ainda que estejamos mais acostumados a pensar na linguagem verbal e escrita como forma de expressão, é preciso lembrarmos de outros aspectos importantes nesse sentido, como a linguagem corporal.
É através dela, por exemplo, que podemos perceber se um indivíduo está mais nervoso ou contando uma mentira. Duvida? Então confira, a seguir, alguns comportamentos que podem nos trazer informações além do que está sendo dito.
Colocar a mão na boca
Se, durante uma conversa mais difícil, a pessoa ficar constantemente com a mão na boca ou no queixo, saiba que isso costuma indicar que ela está contando uma mentira. O mesmo é válido para quem coloca objetos, como canetas ou óculos, perto da boca ou dos lábios.
Mãos na cintura
Esse comportamento é mais comum em conversas difíceis, pois indica que a pessoa está impaciente e segurando seus impulsos de agressividade.
Olhar desfocado
Sabe quando, em meio à conversa, a outra pessoa simplesmente foca o olhar para um ponto aleatório? Se os olhos estiverem voltados para cima e para o lado direito, isso pode indicar confusão e uma tentativa de criar imagens mentais para entender os contextos da conversa.
A atitude também indica insegurança.
Ficar com os braços cruzados
O ato de cruzar os braços costuma indicar que o sujeito está em uma posição de defesa ou está irritado com a conversa. Esse gesto está diretamente ligado à sensação de desconforto e desconfiança.
Franzir a testa
Quando alguém fica com a testa franzida enquanto conversa com você, saiba que esse não é um sinal muito bacana, pois indica nervosismo, tensão e dúvida. Em alguns casos, dependendo da situação, pode ser também um indicativo de irritabilidade extrema.