Falar sobre felicidade costuma ser algo mais filosófico do que científico, mas a verdade é que a Ciência já fez diversos estudos a respeito do que nos deixa felizes e da importância que alguns hábitos diários têm para que cheguemos ao fim de cada dia com a sensação de missão cumprida.
Por isso, separamos algumas formas simples para que você tenha dias mais felizes — e o melhor de tudo: essas dicas são comprovadas cientificamente. Confira a seguir:
Pratique atividades físicas
Quando movimentamos nosso corpo, produzimos diversas substâncias que têm o poder de proporcionar bem-estar. Entre elas, está a endorfina, que, além de nos deixar bem, ajuda a diminuir as dores musculares. Pode ser qualquer coisa: caminhada, musculação, ciclismo, dança, tanto faz, o importante é se exercitar.
Durma bem
Dormir pouco é péssimo para a saúde e, inclusive, para a sua sensação de bem-estar. O ideal é ter, pelo menos, seis horas de sono, mas é importante que esse sono seja de qualidade, por isso deixe seu quarto bem escuro, troque as roupas de cama frequentemente, escolha pijamas confortáveis e fique longe das telas à noite.
Faça uma lista da gratidão
Todos os dias, faça uma pequena lista e escreva três coisas pelas quais você é grato. Inclua conversas com os amigos, encontros bacanas, aquele jantar legal, o bolo de fubá da sua avó e o cinema com o mozão. Ao listarmos essas pequenas coisas, acabamos assimilando melhor a importância delas. Com o tempo, isso impacta positivamente a nossa sensação de felicidade.
Encontre espaço para o amor
Não precisa ser amor romântico, se você não quiser. O ato de amar vai muito além e pode incluir relacionamentos com amigos, convívio com as crianças da família, cuidar do seu pet ou até mesmo se dedicar a uma área nova de estudos. Ter mais amor é fundamental para sermos felizes.
Escute músicas animadas
Crie uma playlist só com músicas que te deixam feliz e com as energias nas alturas. Escutar essas músicas de tempos em tempos vai ajudar você a ficar de bom humor e, inclusive, a diminuir os níveis de estresse quando estiver enfrentando algum problema.
Lembre-se de que, às vezes, nossa sensação de insatisfação pode ter a ver com alguma questão relacionada à saúde mental. Por isso, fazer acompanhamento psicoterápico também é recomendado.