Aprender qual temperatura já é considerada como febre é fundamental no tratamento de enfermidades como resfriados, gripes ou até mesmo quadros mais graves.
No geral, esse é um sintoma mais sério, porque significa que o sistema de defesa está protegendo o organismo de alguma infecção, inflamação ou lesão.
Apesar disso, essa matéria tem caráter informativo e não substitui o acompanhamento médico especializado.
Em casos de identificação de febre, é fundamental buscar um hospital para aplicação da medicação correta antes que a situação evolua e comprometa ainda mais a saúde da pessoa.
Confira mais a seguir:
Qual temperatura já é considerada como febre?
Comumente, 37ºC são considerados uma faixa de temperatura normal, com variações de 0,5ºC ao longo do dia.
Em resumo, essas alterações de temperatura acontecem por processos comuns do organismo, como ciclo de sono, mudanças hormonais e variações metabólicas, mas também pela rotina de cada pessoa.
Ainda que cada organismo reaja de uma forma aos quadros de infecção, inflamação ou enfermidade, estima-se que cada período etário tem uma temperatura específica que já é considerada como febre. Nas crianças, por exemplo, considera-se febre qualquer medição acima de 38º até o terceiro mês de vida.
Em contrapartida, os idosos podem ter febre em temperaturas mais baixas, indicando hipotermia. Para orientação, deve-se considerar os limites normais entre 36º C e 37,5º C. Portanto, qualquer valor acima ou abaixo pode indicar algum desequilíbrio no organismo, como febre ou hipotermia.
Basicamente, os quadros considerados leves são caracterizados pela temperatura em até 38,5º C. Por outro lado, os casos graves estão acima de 39,5º C. A febre tende a ser o principal indicativo da gravidade do estado de saúde de um paciente.