Existem muitas dúvidas com relação à alimentação dos cachorros, e oferecer-lhes um pão é uma delas. A primeira coisa a ter em mente é que os cães são carnívoros, então seu corpo não está tão preparado quanto o nosso para digerir carboidratos.
No final do processo digestivo, os carboidratos são transformados em açúcar. Esta é a razão pela qual, se dermos muito pão ao nosso cão, o risco a longo prazo de desenvolver diabetes canina é considerável e digno de nota.
Além disso, a farinha é bastante conhecida por trazer muitos efeitos adversos ao organismo, tanto para cães quanto para humanos, como obesidade, inchaço, constipação e fadiga.
Todos os pães são proibidos para os cachorros?
Os cães não requerem tantos carboidratos em sua dieta. Portanto, é necessário escolher pães que são mais saudáveis. Aqueles que vêm de batata, banana, feijão verde, arroz integral, frutas são preferíveis porque têm valor nutricional de melhor qualidade.
Estes vegetais e cereais estão repletos de hidratos de carbono, fibras, vitaminas e minerais que irão complementar a dieta do pet de forma adequada. Além disso, é importante evitar adicionar fermento regular ou fermento em pó à massa.
Algo com o qual devemos ter muito cuidado é com o cozimento do pão. Quando o pão é cru, ou seja, em formato de massa, é muito perigoso para os cães porque quando o comem expande-se no estômago, causando dilatação e, nos casos mais graves, torção gástrica.
Afinal, cachorro pode ou não comer pão?
Os cães podem comer pão, mas nunca deve ser tomado como base de sua dieta.
Em outras palavras, podemos dar pão ao nosso cachorro, desde que ele não seja obeso, intolerante ao glúten ou tenha alguma alergia alimentar. E lembre-se de fazê-lo com moderação!
Na dúvida, siga sempre a dieta recomendada pelo veterinário.