Ao longo da vida, ouvimos várias afirmações ditas como científicas, mas que, na verdade, não têm comprovação. Com a internet, esses equívocos são repassados com ainda mais facilidade e se misturam com noções relacionadas à sabedoria popular e ao senso comum.
Para ajudar você a entender melhor algumas informações, separamos alguns “fatos” científicos que são falsos. Confira:
Um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar
Eis um belo exemplo que mistura sabedoria popular com ciência. Na verdade, é comum que os raios atinjam o mesmo lugar mais de uma vez. Se estivermos falando de uma tempestade de raios, então, isso é ainda mais verdadeiro.
Se a afirmação for usada como metáfora para alguma situação da vida, tudo bem, mas, caso você precise se proteger, saiba que o ideal é encontrar um abrigo e não tocar em objetos metálicos e eletrônicos.
Seres humanos usam apenas 10% da sua capacidade cerebral
Essa afirmação pode ter a ver com o fato de que 10% do cérebro é composto de matéria cinzenta, mas isso não quer dizer que o restante do nosso órgão pensante não é utilizado. Não há qualquer registro científico relacionado a alguma parte do cérebro que não seja utilizada e que não afete a forma como pensamos, agimos e sentimos alguma coisa.
Vacinas contra a gripe dão gripe
Ninguém pega gripe ao tomar a vacina. O que acontece é que as pessoas podem ter alguns sintomas, totalmente leves, que têm relação com a gripe, como dor muscular e febre. Esses sintomas, no entanto, não são a gripe em si, que costuma ser mais intensa e debilitante, em alguns casos.
Temos cinco sentidos
De fato, se considerarmos a visão, a audição, o tato, o paladar e o olfato, temos cinco sentidos, mas a conta não para por aí. Existem pelo menos mais quatro sentidos, sabia?
São eles a propriocepção (orientação espacial), a termocepção (sensação de temperatura), o senso de equilíbrio e a interocepção (senso da própria condição fisiológica).
O corpo leva 7 anos para digerir um chiclete
Se você engolir um chiclete, saiba que ele não pode ser digerido pelo corpo, mas ele não vai ficar grudado nos intestinos. Na verdade, ele será eliminado juntamente com os outros restos alimentares, na hora que você for ao banheiro.