O dia 21 de setembro é voltado à conscientização sobre a Doença de Alzheimer, com o intuito de falar a respeito dos principais sintomas e também sobre os cuidados básicos com os pacientes e os familiares.
O primeiro ponto que merece ser frisado é em relação ao senso comum de que as pessoas idosas perdem a memória naturalmente. Essa ideia nos dá a falsa impressão de que as perdas cognitivas e de memória são inerentes ao avanço da idade, diminuindo a busca por diagnóstico e tratamento.
Isso significa que, se houver algum idoso na sua família com perda de memória e dificuldades cognitivas, é preciso levá-lo ao médico geriatra, sim, pois isso não é um padrão normal e esperado.
O que é a Doença de Alzheimer?
Antigamente conhecida como “Mal de Alzheimer”, a doença recebe esse nome em homenagem ao médico psiquiatra alemão Alois Alzheimer, que foi o primeiro a descrever os sintomas da doença, em 1906.
O Alzheimer é uma doença degenerativa que afeta o cérebro do paciente e altera aspectos importantes relacionados ao comportamento. Geralmente, a doença de Alzheimer começa a se manifestar após os 60 anos de idade, e os casos em pessoas mais jovens são considerados raros.
A causa principal da doença ainda é desconhecida, mas sabemos que existe um fator genético que interfere na probabilidade de uma pessoa vir a ter Alzheimer e também que alguns hábitos de vida saudáveis (prática de exercícios físicos, moderação no consumo de álcool, horas adequadas de sono) têm o poder de reduzir as chances de desenvolvimento da doença.
Sintomas da Doença de Alzheimer
Os sintomas do Alzheimer são vários, e só alguns deles são popularmente conhecidos, como a perda de memória. A doença evolui em três estágios e apresenta sintomas típicos em cada um deles. Confira:
5 sintomas da Doença de Alzheimer em fase inicial
- Perda de memória;
- Perda da espontaneidade;
- Perguntas repetitivas;
- Demora para completar tarefas comuns;
- Alterações de humor e personalidade.
5 sintomas da Doença de Alzheimer em fase moderada
- Além da perda de memória, o indivíduo fica confuso;
- Incapacidade de aprender coisas novas;
- Dificuldade com a linguagem (escrever, ler e fazer contas);
- Dificuldade em pensar de forma lógica;
- Problemas ao reconhecer familiares e amigos próximos.
5 sintomas da Doença de Alzheimer em estágio avançado
- Incapacidade de se comunicar;
- Perda de peso;
- Infecções de pele;
- Aumento da necessidade de sono;
- Perda do controle do intestino e da bexiga.
A Doença de Alzheimer não tem cura, mas pode ser tratada para que os sintomas melhorem. É importante levar o idoso a um médico geriatra, neurologista ou psiquiatra para receber o diagnóstico e realizar acompanhamento.
A família que cuida da pessoa com Alzheimer também precisa de atenção, pois os cuidados são intensos, constantes e envolvem questões emocionais difíceis.
Existem centros de apoio aos familiares de pessoas com Alzheimer, por isso é importante buscar esses grupos de ajuda na sua cidade e, claro, estabelecer uma rotina familiar que permita que o cuidador descanse e se distraia sempre que possível.