O latim tem sua origem no Lácio, região em volta da cidade Roma. A antiga língua foi amplamente difundida na Europa Ocidental, onde se tornou a língua oficial do Império Romano. Isso, após tal império se converter ao cristianismo, da Igreja Católica Romana.
Inclusive, foi a Igreja Católica a responsável por fazer do latim a língua dos acadêmicos e filósofos europeus medievais. Hoje, o latim é considerado uma língua morta, ou seja, uma língua que não possui mais falantes nativos.
Ele começou a cair em desuso com a decadência de Roma que propiciou as transformações da língua. No entanto, o latim é ainda falado por membros da Igreja Católica em seus rituais e na área burocrática. Além disso, na Língua Portuguesa, há algumas expressões em latim que são utilizadas, especialmente na área científica, acadêmica e do direito.
A seguir, conheça 8 expressões em latim que ainda são usadas na Língua Portuguesa.
1. Idem
Idem é usada para indicar “o mesmo”, “igual” ou “da mesma maneira”. O termo é geralmente utilizado em citações bibliográficas para não repetir o nome dos autores.
2. Status quo
A expressão do latim “status quo” é usada indicar “estado atual das coisas”.
3. Mea culpa
“Mea culpa” é uma expressão do latim usada em situações em que o indivíduo lamenta alguma falta ou erro por ele cometido.
4. Bis
A palavra “bis” também vem do latim. Ela significa “duas vezes”.
5. A priori
O termo do latim “a priori” significa antes da experiência, sem apoio nos fatos.
6. Grosso modo
A expressão em latim “grosso modo” é usada para indicar que algo dito ou feito de modo impreciso, sem detalhes.
7. Data vênia
A expressão “data vênia” é utilizada geralmente na área jurídica. Ela é usada para iniciar uma argumentação de forma educada, que contraia a opinião de outrem.
8. Habeas corpus
“Habeas corpus” é mais uma expressão em latim que é usada normalmente no meio jurídico. Ela é usada para denominar um instrumento processual para garantir a liberdade de algum cidadão que foi preso ilegalmente ou teve sua liberdade ameaçada por abuso de poder ou ato ilegal.