A lenda do saci-pererê é uma das mais famosas da cultura popular e do folclore brasileiro, mas muitos não sabem nem onde e nem como surgiu essa história. No geral, o saci-pererê é retratado como um menino travesso, de pele negra retinta, que usa uma bermuda e um gorro vermelho em sua cabeça.
Além disso, ele é representado como uma criatura pequena, com cerca de um metro e meio de altura. Comumente, os desenhos o retratam se locomovendo rapidamente através de um redemoinho, que utiliza para as suas travessuras, pegadinhas e truques. Saiba mais a seguir:
Onde e como surgiu a lenda do saci-pererê?
De acordo com os estudos culturais, a lenda do saci-pererê surgiu no final do século XVIII ou no começo do século XIX, porque não existem relatos sobre o personagem no período colonial brasileiro.
Porém, outras figuras como o curupira são mencionadas em artigos e documentos encontrados no país, datados em 1560.
Neste sentido, a lenda do saci-pererê surgiu na região Sul do Brasil, entre os indígenas de etnia guarani. A princípio, esse personagem era conhecido no idioma tupi-guarani como çaa cy perereg.
Porém, ela se espalhou rapidamente no Sul e em todo o país, de modo que o nome fosse modificado até o que se fala atualmente.
No geral, o ponto comum entre todas as lendas é que o saci-pererê é extremamente travesso. Portanto, o personagem é um garoto que prega pegadinhas contra os viajantes e moradores das zonas rurais.
Em resumo, a lenda do saci-pererê mistura elementos regionais do Brasil inteiro nas características do personagem. Além disso, tornou-se famoso por meio da adaptação de Monteiro Lobato, responsável por difundir a história.