O pagamento do quarto lote da restituição do Imposto de Renda foi liberado no dia 31 de agosto. Agora, conforme cronograma divulgado pela Receita Federal, o quinto e último lote deverá ser depositado em poucos dias para quem tem direito à restituição.
A consulta referente ao último lote de restituição será liberada, a princípio, já no dia 23 de setembro. A partir dessa data, o contribuinte pode entrar na página da Receita Federal e, ao clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”, saber se terá direito a receber parte do valor que foi pago.
Como são feitos os pagamentos da restituição do IR?
Ao fazer a declaração do imposto de renda, o contribuinte já informa os dados bancários para eventuais devolutivas. Se a conta em questão estiver desativada ou bloqueada por algum motivo, o contribuinte tem até um ano para retirar os valores devidos em uma agência do Banco do Brasil.
Se esse for o caso, é possível entrar no site do Portal BB e reagendar o crédito da restituição. Também é possível ligar para a Central de Relacionamento do Banco do Brasil através dos seguintes números: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras localidades) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo para deficientes auditivos).
Por que não estou no último lote da restituição?
O contribuinte que não foi classificado em nenhum dos cinco lotes de restituição possivelmente caiu na malha fina. Isso significa que a declaração pode ter sido retida devido a erros ou preenchimento irregular.
Se a sua declaração ficou retida, é possível verificar o extrato das suas pendências no e-CAC, mas, antes, é necessário cadastrar um código de acesso diretamente no site da Receita Federal.
Quando o quinto lote será depositado?
Conforme as previsões da Receita, o quinto e último lote de restituição deve ser depositado aos contribuintes ainda neste mês, no dia 30 de setembro.