A maioria dos pais conhece a frustração e o desconforto ocasionais de lidar com um bebê chorando. A boa notícia é que os cientistas podem ter descoberto uma técnica para fazer seu bebê parar de chorar.
A estratégia baseada em evidências foi apresentada em um artigo publicado na revista Current Biology. Nele, os autores afirmam que a melhor maneira de acalmar um bebê chorando é segurando e andando com ele por cinco minutos.
Liderado por Kumi Kuroda no RIKEN Center for Brain Science (CBS) no Japão, o estudo detalha como bebês chorando são fisiologicamente afetados ao serem segurados, carregados e deitados.
Os dados fornecem uma técnica simples, mas acessível e eficaz, que aumenta a chance de um bebê chorando se acalmar e dormir.
‘Resposta de transporte’
Kuroda e sua equipe encontraram uma “resposta de transporte” em filhotes de camundongos angustiados e bebês humanos em que os bebês se acalmam quando carregados por suas mães.
A resposta é uma série complexa de processos biológicos paralelos que resultam em choro reduzido e batimentos cardíacos mais baixos, o que ajuda os pais a acalmar os bebês.
Os pesquisadores usaram uma máquina de ECG (eletrocardiograma) para bebês e câmeras de vídeo para comparar sistematicamente as mudanças na frequência cardíaca e no comportamento para classificar quatro abordagens diferentes para acalmar um bebê chorando.
Os dados durante essas atividades foram registrados de bebês que estavam chorando, acordados e calmos ou dormindo. A cada batimento cardíaco, o comportamento foi avaliado como dormindo, alerta ou chorando, e pontuado de acordo.
Dessa forma, os pesquisadores puderam rastrear mudanças no comportamento e na fisiologia com precisão de menos de um segundo.
Entre os bebês estudados, todos pararam de chorar ao final da caminhada de cinco minutos e tiveram batimentos cardíacos reduzidos, e cerca de metade estava dormindo. Os autores do artigo afirmaram que a descoberta pode beneficiar pais estressados, principalmente os inexperientes.