Toda criança aprendeu na escola, ou na televisão, que os cavalos-marinhos são espécies em que o macho engravida no momento da reprodução, mas você sabe como funciona e por quê? No geral, esse fenômeno acontece desde a origem dos animais na natureza, há séculos atrás.
Sendo assim, os machos de cavalos-marinhos são as mães, responsáveis pela concepção, gestação e parto, assim como seus parentes dragões-marinhos e peixes-cachimbo.
Portanto, animais da família Syngnathidae tendem a ter a reprodução dessa forma. Confira mais informações sobre esse processo a seguir:
Por que os cavalos-marinhos engravidam?
Em primeiro lugar, os machos de cavalos-marinhos engravidam por meio de uma bolsa semelhante aos úteros que existe em suas caudas, contendo até mesmo uma placenta para proteção dos embriões.
No entanto, eles produzem esperma em vez de óvulos, de modo que as fêmeas do cavalo-marinho são responsáveis pelo depósito dessas estruturas.
No geral, os óvulos das fêmeas são inseridos no macho em uma bolsa na frente de sua causa, onde ela libera o esperma para que haja a fertilização. Posteriormente, ele incuba os filhotes por um período de 24 dias, fornecendo oxigênio e nutrientes durante esse período.
Desse modo, a gestação é semelhante ao processo realizado por mamíferos e reptilianos, mas acontece nos machos de cavalos-marinhos. Entretanto, o parto é feito de forma completamente diferente, porque os cavalos-marinhos utilizam três pequenos ossos para realizar a liberação dos embriões.
Sendo assim, eles utilizam esses ossos na abertura da bolsa de criação, ligada aos músculos esqueléticos pela barbatana anal.
Para o nascimento dos filhotes, é utilizado um movimento de pressão e relaxamento do abdômen até que os bebês sejam expulsos do corpo, de maneira semelhante à dança de acasalamento inicial.