Um novo estudo investigou o efeito real das dietas low carb para perder peso, por meio de uma revisão de evidências científicas. No geral, esse tipo de alimentação tornou-se famosa a partir da década de 1970, pois especialistas afirmaram que a restrição desse nutriente poderia manter o alto teor calórico a longo prazo.
Sendo assim, abrir mão de alimentos como pães, cereais, grãos, frutas e até mesmo leite poderia auxiliar a emagrecer mais rápido. Porém, as evidências científicas mais recentes comprovam que esse processo não é tão profundo como a maioria das pessoas acreditam. Saiba mais a seguir:
As dietas low carb realmente ajudam a perder peso?
De acordo com a pesquisa, publicada na National Library of Medicine, as pessoas que fazem dieta com pouco carboidrato a longo prazo tendem a perder pouco menos de um quilo em comparação às pessoas em dietas tradicionais.
Contudo, a revisão de evidências concluiu que não há sinais suficientes de que esse tipo de alimentação traz benefícios à saúde. Sendo assim, não se sabe se as dietas low carb trazem benefícios adicionais à saúde, como alguns especialistas costumavam publicizar no passado.
No geral, as dietas baixas em carboidrato demandam que o indivíduo compense a falta de nutrientes com outras fontes para obter vitaminas, minerais e fibras alimentares. Para chegar a essa conclusão, foram analisados 61 ensaios clínicos randomizados, com análise de quase 7 mil adultos com sobrepeso.
Além disso, cerca de 1,8 mil do público selecionado possuíam diabetes tipo 2, sem inclusão de pessoas dentro de faixas de peso consideradas saudáveis. As análises também envolveram análises relacionadas a dietas cetogênicas, com carboidrato restrito e com carboidratos em equilíbrio.