O que de fato acontece quando um raio atinge areia? Veja verdades e mitos

Um raio atinge a areia, criando temperaturas de mais de 3.000 graus, fundindo o material arenoso e formando algo que parece vidro, mas não é.

Um mito comum afirma que, quando um raio atinge a areia, ela se transforma em vidro. No entanto, não é bem isso que acontece. Um relâmpago tem um poder incrível e pode até ser mais quente que a superfície do Sol. Em contato com areia, pode realmente criar formas interessantes se as condições forem adequadas.

continua depois da publicidade

Em suma, quando um raio atinge a areia, ela pode se transformar em fulgurita (também conhecida como raio fossilizado). O relâmpago cria um tubo de vidro abaixo do solo. Eventualmente, a areia acima dela se move e os tubos de vidro são revelados.

No entanto, é muito raro encontrá-los, pois como eles são criados no subsolo, você precisa cavar para encontrá-los ou tropeçar em um que foi desenterrado pela erosão.

continua depois da publicidade

O que são fulguritas?

A palavra ‘fulgurita’ refere-se a um tubo de vidro oco formado quando um raio atinge o solo, sílica, areia ou até rocha.

Essas estruturas incríveis, às vezes chamadas de “relâmpagos petrificados” ou “raios fossilizados”, não se parecem com o vidro transparente que vemos em janelas ou armários de cozinha.

Em vez disso, são estruturas complexas que se assemelham a um cruzamento entre uma raiz vegetal e alguns dos minerais mais cristalinos, como a mica. Elas variam em forma e tamanho, e tendem a se formar ao redor do caminho da carga elétrica dispersa do relâmpago.

continua depois da publicidade

Fulguritas são valiosas?

Embora a maioria dos colecionadores procure fulgurita apenas por sua aparência, algumas pessoas acreditam que os raios petrificados possuem habilidades mágicas para ajudar a concentrar a energia divina, aumentar a criatividade ou curar várias doenças.

Além disso, a série “Supernatural” mostrou fulguritas em alguns episódios para convocar deuses ou demônios, embora esses usos não pareçam fazer parte de nenhuma crença tradicional.

A verdade é que sua estrutura complexa, natureza delicada e origem rara conferem-lhes algum valor, embora não na gama dos metais preciosos.

continua depois da publicidade

Alguns sites listam pequenas fulguritas por menos de R$ 100. Contudo, peças mais atraentes ou transformadas em joias podem chegar a algumas centenas de dólares.