Por que os gatos lambem uns aos outros? Entenda o principal motivo

Já reparou que os bichanos têm o costume de lamber outros gatos?

Se você tem um gato em casa, já deve ter se acostumado com o comportamento inusitado do bichano, e se tem mais de um gato, já deve ter reparado que, às vezes, eles lambem uns aos outros. Por que será que isso acontece?

continua depois da publicidade

Para os gatos, a língua é uma parte do corpo de extrema importância, afinal é através das lambidas que eles “tomam banho” e também se coçam. Quando lambem outros gatos, essa é uma forma de interação e comunicação comum.

Em inglês, existe até uma palavra específica usada para se referir a gatos que lambem uns aos outros, sabia? O termo é “allogrooming” e indica exatamente essa comunicação inusitada entre os bichanos que querem interagir com os outros através das lambidas.

continua depois da publicidade

O comportamento, ao que tudo indica, é algo que os gatos aprendem desde que nascem, afinal suas mães os lambem para deixá-los limpinhos, estimular a saída de xixi e também para ajudá-los a abrir os olhos — e o principal: as mamães felinas lambem seus filhotes como forma de demonstrar carinho. Fofo, né?

É por isso que, desde pequenos, os gatos aprendem que as lambidas são uma forma efetiva de comunicação e, quando se tornam adultos, continuam usando essa linguagem de afeto e cuidado.

E por que os gatos lambem seus tutores?

É comum também que os gatos lambam seus humanos, já reparou? Esse comportamento tem a mesma explicação das lambidas entre os felinos, ou seja: se o seu bichano estiver lambendo você, entenda isso como uma forma primitiva que ele tem de demonstrar afeto.

continua depois da publicidade

Na perspectiva dos gatos, os seres humanos são quase iguais aos bichanos e, por isso, é comum que eles interajam com as pessoas de forma semelhante ao que fazem quando estão interagindo com outros gatos.