O açúcar é um termo utilizado para se referir a carboidratos cristalizados comestíveis. Os principais tipos de açúcar são: sacarose (encontrado em alimentos do dia a dia), frutose (presente nas frutas) e a lactose (encontrado no leite).
Quando ingerido, o açúcar é transformado em glicose, principal combustível das nossas células. Assim, quando consumido abaixo da quantidade adequada, pode ocorrer, por exemplo, a hipoglicemia, causando suor, tremedeira, moleza, tonturas, entre outros sintomas.
Sendo assim, o açúcar é essencial para o funcionamento do nosso corpo. Mas, apesar disso, o açúcar é tido como um dos principais vilões da dieta e de uma vida saudável.
Talvez uns dos motivos para isso sejam os mitos que giram em torno desse carboidrato. Neste texto, você vai conhecer 3 mitos que geralmente acreditamos sobre o açúcar e o porquê de não devermos acreditar neles.
Recado importante: O açúcar somente traz prejuízos a nossa saúde quando ingerido em quantidade inadequada. Em caso de dúvida ou problemas de saúde, sempre procure um profissional da saúde de sua confiança para verificar a alimentação adequada ao seu contexto.
O conteúdo deste texto é meramente informativo.
1º mito: Açúcar causa diabetes
Um dos mitos que geralmente acreditamos sobre o açúcar é que ele pode causar diabetes. Mas isso não é verdade. Não há ligação direta entre a ingestão de açúcar e o diabetes.
O diabetes do tipo 1 não tem relação com os fatores dietéticos e de estilo de vida. Ela é causada pelo destruimento, por parte do sistema imunológico do indivíduo, das células que são responsáveis pela produção de insulina.
Então, o indivíduo não consegue produzir insulina na quantidade adequada, daí o aparecimento da doença. Já o diabetes do tipo 2 se dá quando o corpo não usufrui de forma adequada da insulina produzida.
A doença pode ser causada pelo sedentarismo, hipertensão, abuso de álcool, pelo sobrepeso e a obesidade. Essas duas últimas causas, por exemplo, podem aparecer pelo alto consumo de açúcar.
Ou seja, mesmo no diabetes do tipo 2, que é causado pela má alimentação e estilo de vida, a ingestão de açúcar não é considerada uma causa direta da doença.
Talvez o mito surja pela associação que há entre os níveis de açúcar no sangue e a diabetes.
2º mito: O açúcar deve ser retirado da dieta
O nosso corpo necessita do açúcar para sobreviver. Os carboidratos presentes nos alimentos se transformam em glicose. Essa, por sua vez, é utilizada por nossas células como fonte de combustível e energia.
Caso ocorra a remoção de todos os açúcares de nossa dieta, o nosso corpo entraria no chamado “modo de fome”, forçando-o a trabalhar mais para encontrar fontes alternativas de energia. Isso pode afetar a nossa função cerebral, causar dores de cabeça, fadiga e confusão mental.
3º mito: As frutas devem ser removidas da dieta
Outro mito que geralmente acreditamos em relação ao açúcar é que as frutas devem ser removidas da dieta, por possuir açúcar em sua composição.
Ocorre que as frutas são essenciais para uma dieta saudável e equilibrada, além de serem fontes de uma variedade de minerais, antioxidantes, vitaminas, fibras, o que mantém o nosso corpo forte e saudável. Exceto no caso de pessoa possuir intolerância ou alergia a alguma das frutas.